Prevalência
Pelo menos metade das pessoas sexualmente ativas terá HPV em algum ponto, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. No entanto, o sistema imunológico do corpo pode combater a maioria das formas de HPV dentro de dois anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Como resultado, muitas pessoas nunca apresentam sintomas e, portanto, nunca sabem que têm a doença.
Sintomas
Existem dois tipos principais de HPV: alto risco e baixo risco. As formas de baixo risco do HPV podem causar pequenas verrugas cor de carne ou cinza ou maiores, verrugas semelhantes a couve-flor nos órgãos genitais, ânus, períneo (área entre os testículos ou vagina e ânus) e coxas, se o vírus for disseminado relações sexuais, ou na boca e garganta, se o vírus se propaga através do sexo oral.
Câncer
As formas de alto risco do HPV podem levar a cânceres genitais, como o câncer do colo do útero. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan Medical School vinculou infecções orais por HPV a um raro câncer de garganta, o carcinoma nasofaríngeo. Os sintomas desta doença podem não aparecer até o final de sua progressão, mas incluem secreção nasal com sangue, congestão em uma narina, infecções freqüentes do ouvido e perda auditiva, visão dupla, nódulo linfático inchado no pescoço, dor de cabeça e dor no rosto e pescoço
Recém-nascidos
As verrugas genitais podem passar de uma mãe infectada para o bebê durante o parto vaginal. Sinais de infecção incluem inchaços ou verrugas no interior da garganta da criança. Se as verrugas genitais na garganta do bebê não forem removidas, elas podem levar a uma via aérea bloqueada, tornando difícil para o bebê respirar.
Prevenção e Tratamento
Abstendo-se do sexo, permanecendo fiel ao parceiro ou pelo menos reduzir o seu número de parceiros sexuais são todas as formas de evitar a infecção pelo HPV. Os preservativos podem reduzir a chance de infecção durante o sexo vaginal, anal ou oral, mas o HPV ainda pode se espalhar pelo contato com o períneo, o escroto e as coxas. As formas de HPV de baixo risco, incluindo as verrugas genitais na garganta, geralmente desaparecem por conta própria, mas podem ser tratadas com cirurgia ou medicação se as verrugas causarem dor. O câncer nasofaríngeo é tratado com radioterapia e /ou quimioterapia.