casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Tipos de Articulações Inamovíveis

Articulações imóveis, também conhecidas como articulações sinartríticas, são articulações no corpo humano que não se movem. Os humanos têm articulações imóveis para estabilização e para ossificação - o processo de transformação de cartilagem em osso, geralmente visto apenas em crianças. Embora o corpo humano não tenha muitas articulações imóveis, elas são muito importantes para tudo, desde a mastigação até o desenvolvimento infantil. Existem três tipos de articulações imóveis: gomfose, sutura e sincondrose.

Gomfose

As articulações gomfósicas são onde um osso se encaixa em outro e não pode se mover. O único exemplo no corpo humano, de acordo com a Encyclopedia Britannica, é dentes. Para essa articulação, um tecido fibroso conecta os dentes aos encaixes e os mantém no lugar. Enquanto esta articulação é inamovível, a pressão constante e gradual pode forçá-la a se mover, como no caso de aparelho ortodôntico, ou com um puxão súbito, como no caso de uma lesão que derruba um dente.

Suturas

As suturas são definidas como ossos conectados por costuras fibrosas e são imóveis. O único exemplo no corpo humano está localizado no crânio, que, de acordo com Sciencethinking.org, é composto de várias costuras. GetBodySmart.com destaca as quatro articulações de sutura do crânio: a sutura escamosa, a sutura sagital, a sutura coronal e a sutura lambdoide. Segundo a Clínica Mayo, os tecidos fibrosos das suturas são mais macios e espaçados quando a criança nasce. Isso é para permitir que o crânio cresça à medida que o cérebro se expande, e é por isso que é preciso ter cuidado com a cabeça de um recém-nascido. À medida que a criança cresce, as articulações se fundem e se tornam rígidas.

Sincondrose

Sincondrose é o termo para um osso que se conecta a outro osso com tecido fibroso e espesso (geralmente cartilagem). De todas as articulações imóveis do corpo, elas são as mais numerosas. De acordo com Sciencethinking.org, Universidade das Nações Unidas e Universidade do Estado de Dakota do Sul, os exemplos de sincondrose são a articulação tibiofibular, que é a conexão entre a tíbia e a fíbula encontrada perto do joelho; a articulação esternocostal, que é a conexão entre a costela e o esterno; o manúbrio, que conecta o esterno e clavículas; a conexão entre a ulna e o rádio, encontrada no antebraço; a sínfise púbica, encontrada na pelve; a conexão entre os ossos occipital e esfenóide, encontrados na base do crânio; e placas de crescimento epifisário, que são comprimentos de cartilagem que ossificam e tornam-se ósseos à medida que a pessoa envelhece, mais comumente encontrados em ossos longos, como a tíbia.

, , ] ]