casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Os primeiros sintomas da pancreatite

A detecção precoce da pancreatite é importante para garantir o tratamento adequado e oportuno. Existem muitos sintomas associados à pancreatite e muitas pessoas estão negligenciando-os. Aprendendo sobre pancreatite e os primeiros sintomas que normalmente apresenta. Isso pode levar a uma intervenção precoce eficaz.

O que é pancreatite?

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Localizado na parte superior do abdômen e atrás do estômago, o pâncreas ajuda no processo de digestão. O pâncreas é uma glândula que cria dois tipos de substâncias: hormônios digestivos e sucos digestivos. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Pode ser muito grave e até mesmo fatal.

primeiros sintomas

O sintoma mais comum de uma pessoa com pancreatite encontra dor. Quase todas as pessoas com pancreatite experimentam dor em algum nível. A dor da pancreatite é sentida principalmente na parte superior esquerda do abdômen. Essa dor pode às vezes parecer como se ela viajasse para as costas. A dor pode subitamente atacar ou aumentar gradualmente ao longo do tempo. Quando a dor acontece repentinamente, geralmente é grave e, quando gradualmente aumentada, começa leve, mas pode se tornar grave. A dor geralmente começa ou piora depois de comer e pode piorar quando a pessoa está deitada de costas. A dor da pancreatite geralmente dura alguns dias. Indivíduos com pancreatite muitas vezes sentem-se muito doentes e podem sentir outros sintomas como náuseas com ou sem vômitos, calafrios, febre, área abdominal sensível, batimento cardíaco rápido, confusão, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça súbita, fadiga e perda de peso mesmo quando apetite é normal.

Pancreatite aguda

A pancreatite aguda geralmente começa logo após o início do dano ao pâncreas. Quaisquer dores sentidas são tipicamente moderadas, mas cerca de 20% delas podem ser graves. Os ataques de pâncreas duram apenas por um curto período e serão totalmente concluídos quando o pâncreas voltar ao estado normal. Alguns indivíduos podem ter apenas um ataque, enquanto outros podem ser atingidos com mais de um ataque; em qualquer caso, o pâncreas retornará ao estado normal.

Pancreatite crônica

A pancreatite crônica começa como um caso agudo de pancreatite. Se o pâncreas for danificado durante um ataque associado à pancreatite aguda, não será capaz de retornar ao estado normal. Nestes casos crônicos, o dano à glândula pancreática piorará com o tempo.

O que causa a pancreatite?

Os cálculos biliares eo abuso do álcool são responsáveis ​​pela maioria dos casos pancreáticos. A pancreatite causada pelo abuso de álcool geralmente ocorre em pacientes que abusaram do álcool por pelo menos cinco anos. A maioria dos casos pancreáticos crônicos está ligada ao abuso de álcool. A pancreatite muitas vezes já atingiu um estado crônico no momento em que um indivíduo procura atendimento médico pela primeira vez. Os cálculos biliares podem entupir o ducto pancreático, permitindo que o suco digestivo penetre no pâncreas. Pancreatite causada por cálculos biliares muitas vezes acontece com mulheres mais velhas. Os casos restantes de pancreatite têm múltiplas causas, como lesão, trauma abdominal, exposição a produtos químicos, medicamentos, doenças hereditárias, infecções, anormalidades intestinais, cirurgia ou certos procedimentos médicos e /ou altos níveis de gordura. Houve casos de pancreatite cuja causa é completamente desconhecida.