Stress
Todos geralmente experimentam estresse normal e cotidiano, como prazos no trabalho, conflitos com crianças, ou dificuldades financeiras. Quando os níveis de estresse de uma pessoa são mais altos do que sua capacidade de lidar com o estresse, especialmente durante um longo período de tempo, a pessoa pode apresentar sinais de descompensação psicológica. Isso poderia se manifestar com sinais como ser facilmente assustado /assustado, resistência /desligamento ou esgotamento psicológico a ponto de eles não serem mais capazes de funcionar no trabalho ou em casa como normalmente poderiam.
Depressão
Os pais às vezes recorrem a programas de terapia no deserto para tratar os jovens com problemas comportamentais /sociais. Quando um evento ou ambiente excede a capacidade de adaptação e enfrentamento de um jovem, sinais de descompensação psicológica podem aparecer como comportamento "infantil", molhar a cama à noite, falta de higiene pessoal, comportamento desorganizado, uma mudança significativa na energia, e perda de interesse em atividades que normalmente desfrutariam. Pode ser difícil avaliar corretamente a descompensação psicológica nesses casos; alguns jovens são extremamente manipuladores ou foram diagnosticados profissionalmente com desordem desafiadora ou de oposição.
Esquizofrenia
Uma pessoa que foi diagnosticada como esquizofrênica geralmente toma medicação diária para controlar delírios, alucinações e /ou paranóia. Se alguém com esquizofrenia parar de tomar a medicação, pode apresentar sinais de descompensação, como ficar paranóico, alucinado ou experimentar uma ruptura psicótica com a realidade. Medicação, seus sintomas de saúde mental podem não ser perceptíveis, mas uma vez que eles começam a descompensar, seus sintomas serão óbvios.