Ter uma próstata aumentada ou firme não significa necessariamente que você tenha câncer de próstata; isso pode significar várias coisas diferentes. Existem vários sintomas que podem ajudar a eliminar e descobrir qual é o diagnóstico real. A melhor coisa a fazer é consultar um médico para descobrir exatamente qual é o seu problema, mas você pode começar por descobrir o que poderia significar ter uma próstata firme.
Prostatite Aguda
Ter prostatite aguda significa que sua próstata é infectada de repente por bactérias que viajam através da uretra. A prostatite é quando a próstata está inchada ou inflamada. Sentir dor ou pressão ao urinar é um dos primeiros sintomas que você notará quando tiver prostatite aguda. Você também sentirá que sua próstata está firme ou inchada, queimando ao urinar, urina turva ou com sangue, febre e calafrios, vômitos ou náuseas, dores musculares ou sintomas de gripe. Você também pode sentir dor acima do seu pênis, dor nas costas ou no reto, e /ou dor dentro ou acima do escroto. Estas bactérias podem ser de relações sexuais ou de bactérias normais que vivem dentro ou fora de seu corpo. A melhor maneira de tratar este problema é ir a um médico, permitir que o médico faça testes, diagnostique o problema exato e o trate com precisão.
Câncer de próstata
Ter uma próstata firme ou aumentada pode significar câncer, mas não necessariamente, portanto, certifique-se de eliminar todos os outros possíveis problemas primeiro. Você pode ser checado pelo médico, como você faria para qualquer outro problema de próstata. Encontrar o câncer cedo ajudará a mantê-lo de se espalhar e tornará mais fácil de tratar.
Prostatite crônica
Ser diagnosticado com prostatite crônica pode significar uma das duas coisas. Isso pode significar que você tem prostatite crônica bacteriana, que é quando a próstata está inchada devido a uma infecção bacteriana. Isso é diagnosticado se houver glóbulos brancos e bactérias na amostra de urina que seu médico coleta. O outro tipo de prostatite crônica é chamado síndrome da dor pélvica crônica inflamatória, que é o mesmo que a prostatite crônica bacteriana sem a presença de bactérias na urina. Síndrome da dor pélvica crônica inflamatória também tem células brancas do sangue na urina. É assim que os médicos sabem que há uma infecção. Prostatite crônica pode não ter sintomas que você pode detectar, mas um médico pode dizer a partir de uma amostra de urina.