Como funciona o vapor
O congestionamento no peito é causado tanto pela inflamação das passagens aéreas em seus pulmões quanto pelo acúmulo de catarro no peito. O alívio de ambas as situações vem da dilatação (relaxamento e abertura) dessas passagens de ar para que o ar flua mais livremente através delas.
O vapor é gerado pela água quente, seja em um chuveiro ou em uma sauna a vapor (banho de vapor). ou em um vaporizador. Respirar o vapor ajuda a relaxar os músculos do diafragma, solta as passagens de ar nos pulmões e ajuda a acalmar e regular a respiração. Ficar em um banho quente ou sentado em um banho de vapor também ajuda a relaxar o resto do corpo.
À medida que seu corpo e vias aéreas relaxam, as passagens aéreas em seu peito e pulmões se abrem, facilitando e tornando mais tranquila respiração. Também permite espaço para expectorar, que é a tosse, o catarro que se acumulou lá.
Existem medicamentos que podem alcançar esse mesmo resultado, mas o vapor oferece uma opção livre de produtos químicos para aliviar esse desconforto.
Crianças e bebês
Para crianças e bebês sofrendo de congestão no peito, alguns médicos recomendam iniciar um banho quente no banheiro com a porta fechada. A água deve estar quente o suficiente para vaporizar o espelho. Sente-se com a criança na sala fumegante, na verdade não entrar no chuveiro, por 10 a 15 minutos pela manhã e novamente antes de dormir para aliviar os sintomas. Os pais também podem dar tapinhas nas costas da criança - como quando arrotos após as refeições - para ajudar a remover o catarro.