Anti-inflamatórios e anti-histamínicos são medicamentos que podem ser obtidos sem receita médica e por receita médica. Ambos são usados para aliviar sinais e sintomas de doenças, no entanto, cada droga tem seu próprio propósito.
Anti-Inflamatórios
Antiinflamatórios, também conhecidos como AINEs (antiinflamatórios não-esteróides), são usados para alívio da dor. Os medicamentos anti-inflamatórios bloqueiam os efeitos das enzimas no corpo que criam prostaglandinas, que são a principal fonte de inchaço e dor. Quando essas enzimas são bloqueadas, dor e inchaço é reduzido no corpo.
Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são geralmente usados para aliviar ou prevenir sintomas alérgicos e febre do feno. O medicamento previne os efeitos da histamina no organismo, produzidos em reação a alérgenos. Alguns anti-histamínicos são usados para aliviar os sintomas da doença de movimento e reduzir a rigidez e tremores em pacientes com doença de Parkinson. Como anti-histamínicos podem causar sonolência, eles podem ser usados para induzir o sono em alguns pacientes.
Anti-inflamatórios podem causar úlceras, pressão alta e reações alérgicas quando usado com freqüência ou em doses elevadas. Os anti-histamínicos causam sonolência na maioria dos casos, mas têm outros efeitos colaterais menos comuns e devem ser examinados por um médico caso ocorram. Alguns efeitos colaterais graves de anti-histamínicos incluem sonolência grave, respiração conturbada, tontura, batimento cardíaco rápido ou irregular, inchaço da face ou língua e febre.