A cera do ouvido tem um papel importante, ajudando a manter o canal auditivo limpo, protegido e livre de bactérias. Normalmente, a cera do ouvido lentamente desce pelo canal auditivo e cai ou é lavada. Algumas pessoas, no entanto, têm uma superabundância de cera, que pode endurecer, bloqueando o canal auditivo. Esta impactação pela cera oleosa pode resultar em um som de toque no ouvido conhecido como zumbido, bem como comichão, perda auditiva temporária, odor ou dor de ouvido. Como a cera só se forma no terço externo do canal auditivo, tentar remover a cera pode empurrá-la para dentro do canal. Idealmente, a cera deve ser removida por um médico ou em casa usando irrigação de ouvido.
Aplique gotas com um conta-gotas no ouvido para amolecer a cera. Óleo mineral, óleo de bebê, peróxido de hidrogênio, gotas auriculares comerciais e glicerina são recomendados.
Repita duas vezes por dia por não mais que quatro ou cinco dias consecutivos até que a cera amoleça.
Encha uma seringa de borracha com água morna (aproximadamente a temperatura do corpo) e esprema suavemente a água no canal auditivo enquanto inclina a cabeça para trás e para o lado, para que a orelha afetada esteja voltada para cima. Isso endireita o canal auditivo.
Incline a cabeça para baixo e para o lado para que a orelha afetada esteja apontando para o chão.
Repita os passos de um a quatro até a cera ser removida. Se, após várias tentativas, o ouvido ainda estiver bloqueado, consulte um médico. Nunca coloque um objeto no canal auditivo para tentar soltar a cera, pois isso pode causar danos ao ouvido ou ao tímpano. Existem também vários kits de remoção de cera no mercado que podem proporcionar mais alívio.
Advertências
Se o seu tímpano tiver um orifício, não tente remover a cera ou irrigue o ouvido, pois pode causar mais danos. Consulte um médico em vez disso.
Coisas necessárias
Conta-gotas de olho
Seringa de borracha-bola
Óleo mineral, óleo de bebê, hidrogênio peróxido, gotas comerciais no ouvido ou glicerina
, , ] ]