A gota é uma artrite dolorosa resultante de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações. O ácido úrico, um subproduto do metabolismo, é filtrado do sangue pelos rins e eliminado na urina. Se os rins estão danificados ou o corpo produz mais ácido úrico do que os rins, o resultado é um nível sérico excessivo de ácido úrico que se concentra nas articulações.
Efeitos
A gota afeta principalmente os rins. as articulações dos dedos grandes, cotovelos, polegares e dedos. O principal sintoma da gota é dor súbita e intensa na articulação afetada. Esta dor também é muitas vezes acompanhada de inchaço, vermelhidão, sensibilidade e inflamação da articulação. A gota crônica pode levar a caroços pequenos e duros, chamados tofos. Os tofos são depósitos de ácido cristalino e podem causar rigidez e dor.
A gota é identificada por sintomas clínicos e testes de diagnóstico. Exames de sangue são realizados para medir os níveis de ácido úrico, embora o exame de sangue isoladamente não seja indicativo de gota, já que a doença pode às vezes estar presente em indivíduos com um nível de ácido normal. Testes adicionais para examinar o fluido retirado da articulação suspeita são freqüentemente realizados. Um diagnóstico de gota é confirmado se os cristais de ácido úrico estão presentes neste fluido.
Os homens são mais propensos do que as mulheres a sofrer de gota, particularmente homens de meia-idade. A tendência de desenvolver gota é genética em quase metade dos pacientes. Homens com excesso de peso e indivíduos com pressão alta e aqueles que tomam medicamentos diuréticos têm um risco aumentado de desenvolver gota. Os sintomas de um ataque de gota geralmente duram apenas uma semana.
Considerações
Indivíduos com gota devem ser tratados por qualquer condição subjacente que está causando os depósitos de ácido úrico associados à gota. Estes depósitos podem ser o resultado de doença renal, má alimentação, câncer, doença hepática, distúrbios da tireóide, obesidade, certos medicamentos, envenenamento por chumbo ou uma série de outras doenças. Se deixados sem tratamento, os indivíduos com gota também podem desenvolver depósitos de ácido úrico nos rins, o que pode levar a doenças graves e até a morte. Prevenção /Solução
Um episódio de gota é tratado pela primeira vez com medicação e controle da dor e da inflamação. . Gota associada com altos níveis sanguíneos de ácido úrico pode ser tratada limitando proteína na dieta e administrar o medicamento allopurinol, que reduz o nível de ácido úrico no sangue. O risco de desenvolver gota pode ser reduzido mantendo um peso saudável, consumindo uma dieta pobre em frutos do mar e carne vermelha e limitando o consumo de álcool.