Em adultos normais e hipertensos, a pressão arterial cai durante o sono. Esse efeito é conhecido como imersão e pode estar associado a melhor qualidade de sono e função cardiovascular. No entanto, nem todos os adultos experimentam mergulhar.
Normalmente, a imersão resulta em uma queda de 10 a 20% na pressão arterial. Um adulto com uma pressão arterial normal de 130/80 mmHg pode mergulhar a 104/64 mmHg durante o sono.
Considerações
A imersão normal também ocorre em adultos hipertensos saudáveis. Hipertensão é pressão arterial de repouso crônica maior que 140/90 mmHg. Um adulto com uma pressão arterial de 160/100 mmHg pode mergulhar em 128/80 mmHg durante o sono.
Significância
A imersão é independentemente associada com o sono profundo e com menos ciclos de vigília, o que resulta em mais descanso e maior sono de qualidade. A imersão e o sono profundo são benéficos para a função humana normal.
Prevalência
Estima-se que 17% da população adulta não tenha experiência de imersão. Há uma maior prevalência de hipertensão e sono interrompido em pessoas com pouca ou nenhuma imersão.
Aviso
De acordo com um estudo de 2004 publicado em “Sleep”, não imersão pode associar-se a um risco aumentado de hipertensão dano ao órgão. O valor de uma boa noite de sono é inestimável. Se você é hipertenso e não obtém um sono de qualidade, consulte seu médico e seu treinador de estilo de vida.