casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como ler os resultados do teste hepático

Existem muitas formas de dano ou doença no fígado e afetam os testes de função hepática de maneira diferente. Testes anormais da função hepática mostram a possibilidade de inflamação e danos no fígado. Testes de função hepática também são usados ​​para determinar a extensão da inflamação e danos. Eles são úteis para monitorá-lo se você tiver uma doença no fígado. De acordo com o British Liver Trust, mesmo que você esteja saudável, os resultados anormais dos testes da função hepática ocorrem com freqüência.

Observe o nível de albumina. Os intervalos normais para a albumina são 38 a 55 gramas de albumina por litro de sangue ou 3,8 a 5,5 gramas de albumina por decilitro de sangue. Um fígado saudável produz albumina suficiente. Se você tem doença hepática crônica, seu nível de albumina pode estar baixo.

Leia o resultado do seu teste de bilirrubina (também conhecido como bilirrubina total). Os intervalos normais para bilirrubina são de 0 a 20 µmol /L ou 0,174, que é o peso molecular da bilirrubina medido em mícrons, por litro de sangue, a 1,04 mg /dL, o peso molecular da bilirrubina em miligramas por decilitro de sangue. Se o seu nível de bilirrubina é muito alto, você pode ter doença hepática. Seus olhos e pele podem ter uma cor amarela conhecida como icterícia.

Tome nota da sua gama glutamil transferase ou gamma GT. Em testes normais de função hepática, o nível de GGT não é superior a 45. No boletim Liverdoctor.com, a Dra. Sandra Cabot afirma que o seu médico geralmente olha primeiro para os resultados do seu GGT. Se o seu GGT tiver mais de 100 anos, seu médico examinará seus outros testes de função hepática e tentará determinar as possíveis razões para a doença hepática.

Observe seu tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina. Os intervalos normais são de 12 a 14 segundos e de 18 a 28 segundos, respectivamente. Seu PT mostra quanto tempo o seu sangue coagula ou coagula. Quando o fígado está danificado, o sangue demora mais para engrossar e você também pode se machucar mais facilmente. Seu PT e PTT também podem indicar sua resposta a medicamentos usados ​​para prevenir coágulos sanguíneos.

Observe seu nível de alanina aminotransferase. Os intervalos para a ALT são geralmente de 0 a 45 unidades de alanina aminotransferase por litro de sangue. Seu nível de ALT mostra o grau de inflamação do fígado. Se você tem hepatite, sua ALT pode ser 20 a 50 vezes maior que o normal.

Verifique sua fosfatase alcalina. A faixa normal de ALP é geralmente de 30 a 120 U /L. Altos níveis de ALP podem indicar um bloqueio que impede que a bile seja transportada do fígado.

Observe seu nível de aspartato aminotransferase. Um AST alto pode indicar dano hepático em outras partes do corpo e pode não estar relacionado à doença hepática. O seu médico pode ver o seu AST e ALT juntos para ver se o resultado da sua AST está especificamente relacionado com o seu fígado.

Dica

Faça com que uma profissão médica avalie os resultados de todos testes de função hepática anormais.

Espere que sua GGT seja elevada se você usar álcool excessivamente.

Veja os resultados de GGT e ALP juntos Se ambos são altos, isso tende a confirmar algum tipo de danos no fígado.

Jejue durante a noite e teste a GGT pela manhã, antes do café da manhã, para resultados mais precisos.

Espere um nível elevado de bilirrubina em um recém-nascido, já que o fígado ainda não maduro.