A medula óssea é a substância esponjosa dentro dos ossos responsável pela produção de células do sangue, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Edema da medula óssea é um termo geral usado para descrever um acúmulo doloroso de líquido dentro da medula óssea, geralmente visto durante uma ressonância magnética - uma ressonância magnética. Geralmente é um sintoma de alguma doença subjacente, portanto os tratamentos são focados no tratamento da causa do edema. A síndrome do edema da medula óssea, às vezes chamada BME, é uma condição transitória rara e dolorosa que afeta os ossos das extremidades inferiores e cujo tratamento é limitado.
Causas
Condições como necrose avascular, osteoartrite e artrite reumatóide artrite pode dar origem a edema da medula óssea, como pode casos de trauma agudo ou lesão do osso. A síndrome do edema da medula óssea é uma condição autolimitada, caracterizada pelo início repentino de dor óssea terrível, geralmente nas extremidades inferiores e, mais freqüentemente, na articulação do quadril. Geralmente resolve-se dentro de seis a 12 meses.
Síndrome de edema de medula óssea
Síndrome de edema de medula óssea, também conhecida como osteoporose transitória localizada, é vista principalmente em homens de meia-idade. Algumas mulheres experimentam durante o terceiro trimestre da gravidez. Edema da medula óssea é visto na ressonância magnética com uma densidade reduzida do osso, ou densidade mineral óssea. De acordo com a Osteoporosis International, os tratamentos disponíveis atualmente são "limitados e ineficazes".
O tratamento não medicamentoso
O tratamento geralmente é repouso e fisioterapia. Em casos difíceis, um tipo de cirurgia chamada descompressão central é usado. Na descompressão do núcleo, um cirurgião faz um furo na parte afetada do osso para permitir o aumento do fluxo sanguíneo, a formação de novos vasos sanguíneos e a cicatrização. O tratamento medicamentoso
Às vezes, os medicamentos chamados bisfosfonatos são administrados com suplementos de vitamina D para ajudar no equilíbrio do cálcio e aumentar a densidade óssea. Um estudo relatado no site Ortho Super Site e na Osteoporosis International descobriu que o tratamento com um certo bifosfonato intravenoso foi eficaz em aumentar a densidade do osso e reduzir a dor.
Um artigo no Indian Journal of Therapeutics e outro em Biomed Central citam o uso do iloprost, um medicamento vasoativo genérico - o que significa que ele exerce suas ações no sistema vascular. A droga vasoativa é geralmente usada para hipertensão pulmonar. Ambas as instituições rotineiramente a utilizam no tratamento da síndrome do edema da medula óssea porque ela abre os vasos sangüíneos, estimula o fluxo sanguíneo normal e trata as anormalidades vasculares associadas à doença. O Indian Journal of Therapeutics chega a dizer que a redução na carga não era necessária na maioria dos casos em que o medicamento era usado.
Tratamento das Condições Síndrome do Edema da Medula Óssea
A necrose avascular é um sintoma doloroso. condição que geralmente afeta a articulação do quadril. É caracterizada pela morte dos tecidos da medula óssea causada por uma redução temporária ou permanente do fluxo sanguíneo para a medula óssea. O tratamento do edema da medula óssea associado inclui o tratamento da necrose avascular, que geralmente envolve cirurgia de compressão central, enxerto ósseo e às vezes uma substituição completa do quadril. A osteoartrite e a artrite reumatóide são condições dolorosas das articulações que podem ser tratadas com analgésicos, medicamentos que reduzem a inflamação, injeções nas articulações afetadas ou substituição das articulações. A artrite reumatóide às vezes também é tratada com esteróides e medicamentos especiais chamados antirreumáticos modificadores de doenças, que retardam a progressão da doença.