A dominância da mão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor bruto e fino, mas não está claro se existe uma verdadeira ligação entre a dominância das mãos e a dominância ocular ou ocular. A correlação entre a dominância das mãos e a dominância dos olhos parece ocorrer na maioria dos casos e é fortalecida com o tempo devido ao uso, mas muitas pessoas destras descobrem que desenvolveram uma dominância cruzada ou uma propensão a usar o olho esquerdo para posicionar objetos. Ao treinar para atividades esportivas ou recreativas que exijam uma visão aguçada e uma coordenação exata entre mãos e olhos, pode haver algumas vantagens na dominância cruzada.
Problemas com a dominação cruzada
Atirar em esportes geralmente requer uma mão dominante para apontar e apoiar uma arma de fogo e um método tradicional de posicionamento de um olho. Para fotografar, a dominância no olho direito parece ser necessária para os destros. Os arcos de arco e flecha são um exemplo de um mecanismo construído para uso por um atirador que domina a mesma mão e olho. Arqueiros destros com dominância do olho esquerdo podem precisar desenvolver um método de tiro para canhotos a fim de usar o arco apropriado e seu olho dominante para uma visão correta.
Alterando o domínio dos olhos
Embora pareça que em Em muitos casos, a dominância dos olhos se fortalece com o tempo, pode ser mais fácil treinar o olho direito para se tornar dominante no posicionamento. Os caçadores usam um tapa-olho para desenvolver a força de foco no olho "fraco". Arqueiros que querem se beneficiar da dominância cruzada podem utilizar sua visão binocular para atirar com os dois olhos abertos enquanto usam um arco canhoto.
Coordenação Mão-a-Olho
Em esportes como beisebol e golfe , a dominância cruzada pode ter algumas vantagens. Geralmente, os rebatedores de mão dominante usam essa mão como a direção e a força por trás de um balanço, enquanto o olho oposto está voltado para o objeto mais diretamente. No beisebol, por exemplo, parece beneficiar um batedor usar seu olho dominante - no caso de rebatedores destros, seu olho esquerdo - para enfrentar o arremessador e o campo que se aproxima. Embora estudos conduzidos nas principais ligas não tenham mostrado correlação com dominância cruzada e média de rebatidas, isso pode ser devido a vários outros fatores circunstanciais.
Desenvolvimento Natural
Porque parece que a dominância dos olhos se desenvolve e se fortalece Ao mesmo tempo, também parece que a dominância dos olhos pode ser treinada e reaprendida. No caso do beisebol, pode ser possível que rebatedores destros, ao longo do tempo, desenvolvam a dominância do olho esquerdo como uma maneira de se adaptar às exigências de habilidade de bater. Nos esportes de tiro, o oposto pode ser verdadeiro, pois a dominância dos olhos pode se desenvolver como um método para utilizar a mão dominante e obter um posicionamento preciso.