As úlceras do pé são feridas ou quebras na pele que normalmente ocorrem na ponta do pé. Eles são mais comuns em pessoas com diabetes mal administrado, mas podem afetar pessoas de qualquer idade e estado de saúde. Com o tratamento, a maioria das úlceras do pé cicatrizará completamente. As úlceras do pé não tratadas podem ficar infectadas ou levar a danos extensos nos tecidos. De acordo com a American Diabetes Association, casos graves podem exigir amputação.
Como curar úlceras do pé
Aplicar pomada antibiótica tópica na úlcera do pé para prevenir a infecção e acelerar a cicatrização. Agende uma consulta urgente com o seu médico, especialmente se for diabético. Até mesmo pequenas úlceras nos pés podem se infectar rapidamente ou levar a outras complicações.
Faça uma radiografia ou uma ressonância magnética do seu pé para ter certeza de que o osso não está envolvido. O tipo e a extensão do tratamento dependem de quanto tecido está envolvido. Se o dano é grave, ou se a infecção está presente nos ossos, a hospitalização ou amputação pode ser necessária.
Tome antibióticos orais se a sua úlcera no pé não responder aos antibióticos tópicos, ou se o seu O médico acredita que a úlcera está piorando, ou há indicação de que uma infecção se espalhou no tecido circundante. Antibióticos sistêmicos podem reduzir significativamente o risco de sepse, celulite e amputação, de acordo com o NYU Langone Medical Center.
Lave a úlcera com uma solução salina para mantê-la limpa. Evite enxágue de peróxido de hidrogênio ou anti-séptico na úlcera do pé, a menos que o médico prescreva especificamente. Usar esses produtos para limpar sua ferida pode atrasar a cicatrização e secar o tecido. As úlceras do pé cicatrizam mais rapidamente quando são mantidas úmidas.
Mantenha o pé o máximo possível até que a úlcera do pé esteja completamente curada. Quando não houver infecção, o médico pode lançar o pé temporariamente para evitar que você pressione a área ferida. De acordo com o Columbia University Medical Center, sapatos especiais também podem ser prescritos para uso durante a recuperação e, no futuro, para evitar a recorrência da úlcera.
Tente tratar a úlcera do pé com a pele de bioengenharia adesivos ou fator de crescimento recombinante se outros métodos de tratamento falharem. Essas opções melhoram o tempo de recuperação e ajudam a evitar a infecção. Dermagraft, uma das três terapias aprovadas pela FDA, é um material dissolúvel que contém células do tecido conjuntivo. O material da malha é colocado diretamente na úlcera do pé, onde é absorvido pelo corpo. O adesivo substitui áreas danificadas da pele e estimula o crescimento de novas peles.
Fale com seu médico sobre a remoção cirúrgica de tecido danificado ou morto na área da úlcera do pé. Esse procedimento, chamado de desbridamento, reduz a chance de infecção, acelera a cicatrização e diminui a probabilidade de amputação. O desbridamento é tipicamente a forma mais eficaz de tratar úlceras nos pés, especialmente as causadas ou complicadas pelo diabetes.
As coisas necessárias
Pomada antibiótica sem receita
Solução de lavagem salina