A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago se torna inflamado ou irritado e pode também se referir à erosão do revestimento. Eritematoso ocorre quando há vermelhidão da pele por causa da dilatação dos vasos sanguíneos. Em alguns casos, é uma resposta normal devido à inflamação e pode acelerar a cura. No entanto, casos de dilatação grave dos vasos sanguíneos podem enfraquecer e com o tempo se romper, causando sangramento na área.
Tipos e Causas
A gastrite pode ser aguda ou crônica. A gastrite aguda é de curto prazo e geralmente dura menos de seis meses e é frequentemente causada pela ingestão de produtos alimentícios que irritam e desgastam a mucosa gástrica, incluindo álcool ou drogas. A gastrite crônica é freqüentemente de origem auto-imune, mas também pode ser causada por estresse, úlceras crônicas ou lesões cancerosas e ocorre por mais de seis meses. Infecção de Helicobacter pylori, que é uma bactéria no revestimento, é um culpado comum de gastrite.
Diagnóstico
Procedimentos não invasivos incluem ultra-sonografia, ressonância magnética (ressonância magnética) e tomografia computadorizada (tomografia axial computadorizada) ). Procedimentos invasivos, como o estudo endoscópico, podem visualizar claramente a vermelhidão da gastrite eritematosa; sinais de desenvolvimento de lesões e sangramento podem ser observados com este procedimento. Infecções por H. pylori podem ser determinadas através do teste de respiração da uréia.
Sinais e sintomas
Anorexia seguirá após a gastrite. É uma resposta normal do corpo para minimizar danos ao estômago se o ácido gástrico for continuamente secretado por causa da ingestão. Náuseas e vômitos também podem ocorrer se o alimento for introduzido à força no trato gastrointestinal. Também pode haver cólicas abdominais, diarréia e febre. Em casos graves, sangramento gastrointestinal indolor pode ocorrer se houver perfuração no revestimento da mucosa ou vasos sanguíneos rompidos.
Dependendo da causa real da gastrite, as intervenções são diferentes em todos os casos. O manejo médico envolve dieta, terapia fluida e multi-medicamentosa. Uma dieta líquida ou branda pode diminuir o estresse no estômago na digestão. Os antibióticos também são indicados se forem causados por uma infecção. Antiácidos, inibidores da bomba de prótons e bloqueadores da histamina na terapia medicamentosa ajudam na cicatrização gástrica, diminuindo a acidez do estômago, tornando o ambiente adequado para a regeneração da mucosa gástrica. Devido ao seu efeito hiperacídico no estômago, o consumo de álcool deve ser interrompido. A reposição de fluidos também é uma necessidade se a desidratação ocorrer devido a anorexia, vômito excessivo e desidratação. A cirurgia como última escolha é realizada se houver morte do tecido ou sangramento grave. Os ensinamentos de saúde sobre a doença podem ser de grande ajuda para o paciente. Melhora o prognóstico da doença e diminui a possível recorrência.
Cuidado
A gastrite pode atingir qualquer pessoa a qualquer momento. O conhecimento da condição pode economizar dinheiro, tempo e vidas. Sinais e sintomas não devem ser ignorados. Uma dieta saudável e estilo de vida é de extrema importância. Incluindo exercício e uma visita regular ao médico, a gestão e tratamento das doenças é muito possível.