A nicotina é um estimulante que ocorre naturalmente em produtos de tabaco, como rapé e cigarros. Embora possa ter efeitos benéficos sobre o humor e a concentração, os efeitos positivos da nicotina são compensados por seus riscos à saúde e seu potencial de dependência.
Memória e Concentração
Nicotina melhora o foco e a lembrança ao influenciar partes do cérebro associadas à excitação e concentração visual, de acordo com sciencedaily.com. Ao tomar emprestado de áreas menos utilizadas do cérebro, a nicotina aumenta o funcionamento das porções necessárias para o desempenho da tarefa.
Humor melhorado
A nicotina tem um efeito calmante nas mulheres expostas a estímulos estressantes e aumenta os sentimentos subjetivos de felicidade e simpatia em usuários de ambos os sexos, de acordo com cambridge.org.
Vício
Vício é um efeito bem conhecido do uso de nicotina. Como droga de comportamento e alteração de humor, a nicotina é tão viciante quanto a heroína, segundo umn.edu.
Danos cardiovasculares
A nicotina é um estimulante que aumenta a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a respiração. Ele restringe o fluxo de sangue e oxigênio para o coração, aumentando o risco de danos cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames.
Risco de câncer
Todos os produtos de tabaco contêm agentes cancerígenos conhecidos. Além dos cânceres pulmonares e orais, o tabaco aumenta os riscos de desenvolver câncer de fígado, rim, pâncreas, nariz e estômago, segundo cancer.org.