A efusão da orelha média é causada pela presença de líquido no ouvido médio sem uma infecção no ouvido. Embora as crianças (ou adultos) com uma infecção no ouvido tradicional sintam dor e frequentemente outros sintomas nasais, as pessoas que têm derrame no ouvido médio não sentem ou adoecem. A efusão da orelha média é causada por um bloqueio na tuba auditiva, que transporta fluidos através da orelha. Quando este tubo é bloqueado, o líquido acumula-se no ouvido médio. Alergias e infecções respiratórias podem levar a que isso ocorra.
Tratamentos Menores
A maioria das infecções por efusão no ouvido médio desaparecem sozinhas. Para uma criança que é saudável em todos os outros aspectos, o tratamento pode incluir uma mudança ambiental ou de estilo de vida. Por exemplo, os médicos podem recomendar que a criança evite a exposição à fumaça do cigarro ou que a criança mantenha uma rotina de amamentação. Uma mudança em uma configuração de creche também pode ser benéfica. Se a criança experimentar alergias regulares, evitar desencadeantes alérgicos (como pólen ou poeira) também pode ajudar. Em alguns casos, até mesmo a goma de mascar é conhecida por melhorar os sintomas em algumas crianças.
Intervenção médica
Se o fluido persistir dentro da orelha após seis semanas, os médicos podem recomendar opções de tratamento mais completas. Eles podem realizar um teste de ouvido /audição, eles podem continuar observando e examinando o ouvido regularmente, ou tentar uma dosagem de antibióticos. Infelizmente, se a efusão da orelha média se tornar crônica ou continuar além da primeira administração de antibióticos, a eficácia desses medicamentos pode ser reduzida. Um antibiótico único ou tratamento antimicrobiano é possível, mas além disso, outras medidas podem precisar ser consideradas.
Em alguns casos, os médicos podem prescrever anti-histamínicos ou outros medicamentos para alergia. Esses medicamentos só beneficiariam a criança na eliminação de qualquer sintoma nasal ou de outra alergia que coincidisse com a infecção do ouvido; a efusão da orelha média em si não pode ser tratada com esses medicamentos.
Casos graves
Em alguns casos, se a efusão na orelha média persistir por um período mais longo (3 meses ou mais), os sintomas podem se tornar graves. O fluido no ouvido pode tornar a audição mais difícil, o que, por sua vez, pode atrasar o desenvolvimento da fala. os médicos podem recomendar opções de tratamento mais completas. ser administrado regularmente para crianças com problemas persistentes de efusão na orelha média.
Os médicos podem até suspeitar que uma anormalidade estrutural da orelha média pode ser o problema subjacente se a criança tiver derrame persistente da orelha média. Varreduras e testes seriam necessários para determinar a validade dessa suspeita.
A cirurgia também é uma opção, que pode incluir colocar tubos nos ouvidos da criança para fortalecer a área da orelha média. No passado, os médicos realizavam a cirurgia se a efusão da orelha média persistisse por mais de três meses. No entanto, nos últimos anos (desde 2004), os médicos optaram por realizar a cirurgia apenas se a condição persistir e ocorrer perda auditiva significativa. Se uma criança está vivendo com efusão na orelha média sem efeitos colaterais significativos, a cirurgia não é clinicamente necessária. , , ] ]