Em um momento ou outro, a maioria das pessoas experimenta um dedo esmagado. Os exemplos menos graves dessas lesões podem ser facilmente tratados em casa. Outras vezes, a atenção médica é necessária. Em qualquer caso, é necessário compreender a lesão e saber como tratá-la. Deixar de cuidar adequadamente de um polegar ou dedo machucado pode levar a dores desnecessárias, infecções em potencial ou até mesmo danos permanentes ao dedo.
Causas
Um dedão ou polegar pode ser esmagado enquanto se envolve em praticamente qualquer atividade. As causas mais comuns desse tipo de lesão são as portas de um carro fechadas, batidas com um martelo, fechadas em uma gaveta ou presas durante esportes. O dano é causado quando o dígito é capturado entre mais de um objeto pesado. O impacto produz uma acumulação de pressão à vista da lesão.
Identificação
A aparência de um polegar ou dedo amassado é geralmente associada à descoloração ou nódoas negras ao redor da unha e da pele ao redor do dedo. Também pode haver sangramento, sangue seco, dormência e inchaço ao redor da lesão. Em casos mais graves, o osso do dedo pode ser fraturado também. Há também a possibilidade de perder a unha. Além da aparência machucada e inchada do polegar amassado, uma quantidade significativa de dor e sensibilidade está presente ao redor da unha.
Examine o polegar amassado em busca de possíveis deformidades e fraturas nos ossos. Se você suspeitar que um osso está fraturado, procure assistência médica para determinar a melhor maneira de tratar a lesão. Se não houver ossos quebrados, trate o polegar amassado aplicando gelo para reduzir o inchaço e diminuir a dor. Use medicamentos de venda livre para ajudar com a dor. Mantenha o dedo ou o dedo esmagado limpo e aplique uma pomada antibiótica e um curativo para protegê-lo da infecção.
O impacto que ocorre quando um polegar é esmagado geralmente resulta em um acúmulo de sangue sob a unha do polegar. Quando isso acontece, a unha provavelmente cairá dentro de alguns dias ou semanas. Quando a unha se soltar ou cair, há um risco aumentado de infecção para a pele sensível e desprotegida por baixo. É imperativo que a lesão permaneça limpa e coberta. Uma nova unha em breve crescerá para substituir a antiga, danificada.
Aviso
Se a lesão afetar mais do que apenas a ponta do polegar, procure assistência médica imediata. Não aplique uma tala a um dedo esmagado, a menos que seja orientado por um médico. O entalamento de um polegar amassado pode afetar a mobilidade a longo prazo do dígito. Também não é aconselhável tentar drenar um dedo inchado ou a unha, a menos que seu médico sugira. Em caso afirmativo, assistência e instruções específicas sobre como realizar adequadamente o procedimento serão fornecidas pelo médico.
Prevenção /Solução
Preste mais atenção ao manusear objetos pesados e operar as portas do carro e da casa. Além disso, instale dispositivos de segurança na porta, como as molas de fechamento automático, que fazem com que a porta se feche mais devagar. Se houver crianças pequenas em casa, ensine-lhes dicas de segurança sobre o uso de portas, gavetas e janelas. Esteja sempre ciente de onde suas mãos e as de qualquer pessoa próxima estão colocadas antes de fechar portas e outros possíveis culpados esmagadores. Devagar e leve o seu tempo. A maioria dos dedos esmagados ocorre quando as pessoas são descuidadas e preocupadas.