A lipase é uma enzima que o pâncreas libera no intestino delgado. Esta substância ajuda o sistema digestivo a quebrar moléculas de gordura em ácidos graxos. Os médicos podem fazer os pacientes fazerem um exame de sangue com lipase para ajudá-los a diagnosticar distúrbios pancreáticos.
Lipase Test
De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, um médico usa uma agulha e tubo de coleta para colher uma amostra de sangue da veia de um paciente e testar a amostra de lipase.
Resultados normais
Pacientes com resultados normais do teste de sangue de lipase podem ter entre 0 e 160 unidades de lipase por litro de sangue. Baixos níveis de lipase são muitas vezes considerados normais, porque a lipase pode aparecer no sangue devido a um pâncreas danificado.
Deficiência familiar Lipoproteína Lipase
Pessoas sem lipase no sangue podem ter deficiência de lipoproteína lipase familiar, uma genética rara distúrbio que causa cólica em bebês, assim como náusea e dor nos músculos, ossos e abdome. Este distúrbio também causa níveis muito altos de triglicérides no sangue, baço ou fígado inchados e casos repetidos de pancreatite.
Tratamento de deficiência de lipase
Os médicos podem recomendar que pacientes com deficiência de lipoproteína lipase familiar comam uma dieta com muito pouca gordura e tomar vitaminas lipossolúveis D, E e K.
Lipase alta
Indivíduos com altos níveis sanguíneos de lipase podem ter gastroenterite viral ou um bloqueio do estômago ou úlcera. Distúrbios do pâncreas, como pancreatite, câncer de pâncreas e colecistite, podem resultar em altos níveis de lipase no sangue de um paciente.