A cintilografia é o nome do processo usado para digitalizar o osso. Os traçadores radioativos injetados no corpo emitem ondas de radiação que uma câmera gama pode detectar. Os traçadores se ligam às moléculas que são atraídas e se acumulam no osso. A câmera gama fornece informações em um computador que cria uma imagem da área digitalizada.
Gray Spots
Uma reação normal ao marcador radioativo aparece como uma área cinza na imagem. O cinza é uma cor contínua e consistente e indica uma área que não é devastada por artrite ou qualquer outra doença ou fratura.
Hot Spots
“Pontos quentes” são mais escuros do que pontos cinzas, indicando muito traçador atividade. Essas manchas escuras mostram um aumento no metabolismo ósseo. Os pontos quentes podem ser causados por fraturas, artrite, câncer ósseo ou infecção.
Pontos frios
“Pontos frios” são muito mais claros - até mesmo brancos em alguns casos - do que os pontos cinzas normais. Eles indicam uma diminuição no metabolismo ósseo que pode ser causada por um câncer chamado mieloma múltiplo ou pela falta de sangue fornecido ao osso.
Traçadores de artrite
Os traçadores indicam artrite quando se juntam na superfície de um mieloma. articulação. A artrite parece escura ao longo da articulação. Joelhos, quadris, coluna vertebral, mãos e pés são geralmente onde a artrite é encontrada. Uma detecção óssea ajudará a diagnosticar a artrite nos estágios iniciais da doença. As radiografias geralmente não ajudam no diagnóstico precoce, mas podem verificar a artrite à medida que ela se desenvolve. A artroscopia, a inserção de uma pequena câmera na área da articulação, fornece uma visão direta da articulação e proporciona uma visão mais clara da artrite.