A gripe pode afetar pessoas de maneiras diferentes. Para alguns, pode durar apenas uma semana ou mais, mas para outros pode durar muito mais tempo e até causar mais complicações. Algumas dessas complicações podem ser leves, em que outras podem ser fatais se não forem bem cuidadas. Preste atenção para sintomas pós-gripe e entre em contato com um médico para um exame de acompanhamento.
Fadiga
É comum que as pessoas se sintam fracas e cansadas depois de ter a gripe. A gripe pode causar danos a uma pessoa, esgotando o corpo de qualquer energia que possa ter antes do início do vírus. A fadiga é um sintoma comum pós-gripe; No entanto, depois de algumas semanas, os níveis de energia aumentam e a pessoa se sentirá menos cansada. Certifique-se de comer uma dieta bem equilibrada para promover o processo de cicatrização. Descanse bastante e beba oito copos de água por dia, se possível, para manter-se hidratado no estágio pós-gripe.
Tosse
A tosse geralmente é um sintoma pós-gripe e pode permanecer por aí por semanas um tempo. Se persistir por mais de seis semanas, é hora de marcar uma consulta com o médico. A tosse é causada por um gotejamento pós nasal, um possível resultado do vírus da gripe. A tosse pode piorar à noite ou ao deitar-se. O alívio pode ser encontrado em descongestionantes e anti-histamínicos. Elevar a cabeça durante o sono também pode ajudar.
Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos podem ser um sintoma pós-gripe. Esses sintomas podem detectar a síndrome de Reye, que é comum em crianças que estão superando a gripe. A criança também pode experimentar alterações mentais, como delírio e confusão. Síndrome de Reye está associada com o uso de aspirina, que é frequentemente dado a crianças que experimentam dor e febre relacionadas à gripe. Para evitar que a Síndrome de Reye se desenvolva após a gripe, consulte um pediatra antes de administrar aspirina.
Pneumonia
As complicações podem surgir do próprio vírus da gripe. Se houver bactérias, a pneumonia pode se instalar e enfraquecer os pulmões de uma pessoa. Sintomas pós-gripe, como dor no peito, febre alta, tremores, calafrios e tosse que produz muco espesso e verde amarelado, podem ser um sinal de pneumonia. Isso pode ser perigoso, especialmente nos idosos e naqueles que têm um sistema imunológico fraco. Se esses sintomas pós-gripe estiverem presentes, consulte um médico imediatamente.
Chiado no bebê
Após a gripe, as crianças podem desenvolver uma tosse com chiado, chamada de crupe. Os sintomas pós-gripe desta complicação podem ser uma tosse intensa, febre moderada e nariz escorrendo. O tecido ao redor da caixa de voz e das vias aéreas fica inchado, afetando a respiração. A via aérea de uma criança (traqueia) é estreita e, quando a via aérea fica inchada, pode produzir um som de chiado quando a criança respira. A garupa pode ser assustadora para os pais e para a criança, no entanto, na maioria das vezes, não é uma condição séria.