Um cólon inflamado é sintomático de doenças inflamatórias do intestino, como colite ulcerativa e doença de Crohn. Estas condições graves causam inflamação no cólon e outras áreas do trato digestivo que resultam em sintomas desagradáveis, como cãibras, dores e diarreia significativas. As deficiências nutricionais também são uma possibilidade devido à má absorção de nutrientes. Para gerenciar essa inflamação, você pode fazer várias coisas que incluem uma combinação de medicamentos e modificações no estilo de vida, que são particularmente importantes para o gerenciamento dessas condições. Você não pode curar essas condições, mas pode conseguir a remissão a longo prazo.
Fale com seu médico sobre medicamentos. Vários medicamentos diferentes estão disponíveis para tratar a inflamação que desencadeia os sintomas. Eles incluem Azulfidine, Asacol e Rowasa. Em casos graves que não respondem a esses tratamentos, seu médico pode aplicar injeções de corticosteróides. Seu médico também pode prescrever imunossupressores; eles não abordam a inflamação diretamente, mas seu efeito sobre o sistema imunológico suprime a inflamação. Medicamentos comumente prescritos incluem Humira, Sandimmune e Tysabri. Seu médico pode determinar o melhor curso de tratamento para você.
Fique longe de bebidas que agravam a diarréia; estes incluem álcool e bebidas carbonatadas.
Evite produtos lácteos e outros alimentos ricos em gordura. Se você tem problemas intestinais inflamatórios, você não pode digerir esses alimentos adequadamente e eles vão piorar seus sintomas.
Gerenciar o estresse. Não irá desencadear um surto, mas pode piorar significativamente os sintomas. Experimente diferentes técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, relaxamento progressivo, visualização positiva ou ioga. Exercício também é um grande calmante.
Experimente a quantidade de fibra em sua dieta. Normalmente, uma dieta rica em fibras é considerada a pedra angular da alimentação saudável e reduz suas chances de contrair uma doença inflamatória intestinal, mas pode, na verdade, piorar os sintomas dessas condições. Você pode precisar reduzir a ingestão de alimentos ricos em fibras durante um surto para reduzir os sintomas. Considere o uso de suplementos naturais que suportam a saúde intestinal e reduzem os sintomas da inflamação do cólon. A Universidade de Maryland Medical Center sugere que os seguintes tratamentos podem ser benéficos. Zinco (25 mg por dia), ácido fólico (800 mcg por dia) e vitamina B12 (800 mcg por dia) ajudam a fixar as células intestinais danificadas. O óleo de peixe (2,7 g por dia) pode aliviar a inflamação. Probióticos contendo a cepa Saccharomyces boulardi (250 a 500 mg, quatro vezes ao dia) podem diminuir a ocorrência de diarréia. A glutamina (400 mg, quatro vezes por dia) é benéfica para a saúde intestinal em geral.