casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Qual é o intervalo normal para o fator da AR?

Confrontado com um paciente que apresenta sintomas comuns de artrite reumatóide (AR), como dor, rigidez ou inchaço nas articulações, o médico pode solicitar um teste do fator reumatoide para determinar os níveis de RF presente no sistema do paciente. O fator reumatóide pode significar potenciais problemas de saúde, por isso um paciente deve saber alguns fatos sobre ele, a fim de compreender melhor os resultados dos testes.

Definição de Artrite Reumatóide

AR é um distúrbio auto-imune que causa inflamação crônica. RA afeta freqüentemente as pequenas articulações das mãos e pés, porque ataca o revestimento das articulações, resultando em inchaço doloroso. A AR pode eventualmente levar à deformação articular e à erosão do osso. RA também pode afetar todo o corpo, produzindo tanto febres e fadiga.

O fator reumatóide

O fator reumatóide (RF) é um anticorpo no sangue ligado à AR e outras doenças auto-imunes. Embora altos níveis de RF no sistema de um paciente possam sugerir que o paciente tenha ou venha a desenvolver RA no futuro, o teste de RF não é um indicador exclusivo. Aproximadamente 10% das pessoas exibem um nível elevado do anticorpo de FR sem sintomas de AR, e cerca de 20% dos pacientes com AR terão resultados negativos ou apresentarão níveis muito baixos de FR. Dr. Joan Bathon, com o Centro de Artrite Johns Hopkins, diz: "Os exames de sangue são usados ​​para confirmar o que é encontrado pela história médica e exame físico". Teste de RF

Testar o RF requer sangue amostra, que então vai para análise. Os médicos usam o teste para ajudar a diagnosticar artrite reumatóide e ajudam a distingui-lo de outras condições que causam sintomas semelhantes de dor nas articulações, inflamação e rigidez, como a síndrome de Sjögren.

Os resultados dos testes de RF vêm em duas formas: unidades ou títulos. Como os altos níveis de RF tornam a amostra de sangue turva, um teste de unidade de Nefelometria mede a quantidade de luz que a amostra de sangue bloqueia. Usando essa medida, um nível de RF de 100 unidades é maior que uma de 40 unidades. Um teste medido em títulos determina como uma amostra de sangue pode ser diluída antes que a RF não seja detectável. Quanto maior o segundo número, mais RF está presente na amostra de sangue diluído. Portanto, um título de 1:80 indica um RF mais detectável do que um título de 1:20.

Resultados do teste

Revisado pelo Dr. Shoor, especialista em reumatologia, a Quest Diagnostics fornece a faixa normal de RF no sangue de 1:20 a 1:80, ou de 14 unidades /mL a 60 unidades /mL. Níveis menores ou dentro dessa faixa são considerados "normais" e não são fatores fortes no diagnóstico.

Causas de alta RF

Um alto RF não indica apenas a possibilidade de AR. O fator reumatóide também pode estar elevado em pessoas com lúpus, síndrome de Sjögren ou pessoas que sofrem de infecções, como hepatite, mononucleose e tuberculose. Pacientes com câncer também podem testar alto para RF. "No entanto, um teste de laboratório por si só não faz um diagnóstico", diz o Dr. Bathon. "Tem que ser considerado juntamente com os sinais e sintomas individuais do paciente ... A melhor coisa a fazer em casos de dor articular persistente é ver um reumatologista para ver se há evidência física de inflamação articular".