Um sistema Vacutainer é um método para realizar venipunturas ou coleta de sangue. O sistema consiste em um suporte de plástico, uma agulha de ponta dupla e tubos Vacutainer. Uma extremidade da agulha de dois lados é inserida em um buraco no topo do suporte de plástico e aparafusada. O outro lado da agulha é inserido na veia e o tubo Vacutainer é inserido no suporte de plástico para realizar a coleta de sangue.
Precisão
Ao contrário de outros sistemas de punção venosa, que exigem que o flebotomista desenhe quantidade correta de sangue necessária para um teste, os tubos Vacutainer são calibrados para preencher a quantidade especificada necessária. Isso ajuda a reduzir a necessidade de bastões de repetição para obter sangue suficiente para o teste.
Quando são usados outros métodos de flebotomia, existe o risco de ocorrer hemólise, ruptura de células do sangue. Uma vantagem do sistema Vacutainer é que ele leva o sangue para dentro dos tubos a uma velocidade segura, reduzindo o risco de hemólise.
Com os tubos Vacutainer, a diluição do sangue é mais precisa. Cada tubo é pré-preenchido com a quantidade adequada de aditivo, reduzindo a probabilidade de que a diluição seja imprecisa.
Eficiência e segurança
O sistema Vacutainer é particularmente eficaz quando várias amostras são necessárias. O flebotomista simplesmente espera até que o primeiro tubo seja preenchido e então o substitui por outro tubo. Enquanto a agulha continuar a ser posicionada corretamente, vários tubos podem ser inseridos e preenchidos.
O sistema Vacutainer de venopunção usa um sistema fechado que reduz o risco de derramamento de sangue. Isso tem a vantagem de proteger o flebotomista da exposição inadvertida a agentes patogênicos nascidos no sangue.
Difícil de usar
Uma das principais desvantagens do Vacutainers é que não há flashback para deixar o flebotomista saber que é na veia. Se a agulha não estiver na veia e o flebotomista fixar o tubo, nenhum sangue será retirado e o tubo deverá ser descartado. A agulha terá que ser reposicionada e o paciente voltar a ficar preso.
Outra desvantagem dos sistemas Vacutainer é que eles não são adequados para veias difíceis. Outros sistemas de coleta de sangue oferecem mais manobrabilidade, o que é necessário em pequenas veias ou naquelas que rolam.
Trauma
Há uma chance maior de trauma com um sistema Vacutainer. Manobrar a agulha é mais difícil e há potencial para machucar o paciente enquanto posiciona a agulha na veia.