casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O efeito da asma na contagem de glóbulos vermelhos

A contagem de glóbulos vermelhos (RBC) mede o número de células sanguíneas contidas por milímetro cúbico de sangue. Os médicos pedem as contagens de hemácias por vários motivos, como físico, para monitorar a quimioterapia e examinar os efeitos das condições, incluindo hemofilia, anemia e doenças pulmonares, como asma.

níveis de hemácias,

as contagens de hemácias indicam níveis normais e aumentos ou diminuições nas células vermelhas do sangue, dando aos médicos uma visão para diagnosticar e tratar condições potenciais ou entender a resposta do corpo à medicina e terapia. De acordo com a Sociedade de Leucemia e Linfoma, as contagens médias de glóbulos vermelhos no adulto estão entre 4 a 5 milhões por microlitro de sangue em mulheres adultas e 4,5 a 6 milhões por microlitro em homens adultos. Doenças como a asma afetam as contagens de glóbulos vermelhos por meio de aumentos.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica dos pulmões. Asma alérgica é desencadeada pela inalação de alérgenos, como pêlos de animais, ácaros e pólen contra asma não-alérgica, que é agravada por mudanças climáticas, exercício, estresse emocional e irritantes ambientais. Ambas as formas inflamam as vias aéreas, causando inchaço e irritação que contrai a respiração, levando a uma série de sintomas.

Pessoas com asma experimentam estreitamento dos tubos de respiração, permitindo que menos ar alcance os pulmões. Esta reação leva a estresse pulmonar e sintomas de chiado, tosse, aperto no peito, falta de ar e ataques de asma. A asma resulta em baixos níveis de oxigênio e diminuição da função pulmonar, o que afeta a taxa em que os glóbulos vermelhos entregam oxigênio para os pulmões.

Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea e funcionam para transportar oxigênio. dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. As contagens de glóbulos vermelhos de pessoas com asma provavelmente indicam aumento dos níveis de glóbulos vermelhos, porque as vias aéreas inflamadas e estreitadas diminuem o fluxo de ar, permitindo que menos oxigênio alcance os pulmões. A asma limita a capacidade de transportar oxigénio dos glóbulos vermelhos, pelo que o corpo compensa produzindo mais glóbulos vermelhos num esforço para transportar oxigénio para os pulmões; portanto, elevando os níveis de glóbulos vermelhos.

Os aumentos nos glóbulos vermelhos podem ser assintomáticos ou podem levar a sintomas de desorientação, fadiga, visão distorcida e pele manchada. O tratamento da asma, eliminando a exposição a fatores desencadeantes e tomando medicamentos como corticosteróides orais ou inalatórios, beta-antagonistas e anti-histamínicos resulta em alívio dos sintomas e diminuição da contagem de eritrócitos.