Atividades físicas, como caminhar ou subir escadas, podem fazer com que a pessoa tenha falta de ar. Outras pessoas acham difícil respirar quando comem, conversam ou descansam. A sensação de sentir falta de ar pode ser leve, moderada ou grave. Em certos casos, uma pessoa pode até sentir que vai desmaiar. Respirar pode ser lento, rápido ou apertado com falta de ar, de repente ou gradualmente. Falar pode piorar a respiração, pois a pessoa sente que não consegue ar suficiente. A respiração se torna mais rápida ou mais lenta que o normal e pode ser dolorosa. A falta de ar pode ser acompanhada por outros sintomas, como tontura ou vertigens, especialmente quando se fala. Algumas pessoas também relatam ter uma tosse seca ou sentir náuseas quando, de repente, descobrem que não conseguem recuperar o fôlego enquanto falam.
Ansiedade
Pessoas que conversam por longos períodos enquanto liam, liam em voz alta, trabalhavam o telefone, palestras ou se dirigir ao público podem, às vezes, ficar sem fôlego. Algumas pessoas experimentam sintomas semelhantes quando cantam. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas que respiram rápido demais pela boca. A ansiedade pode ser um fator que contribui para outras pessoas, particularmente para aqueles que falam antes de grandes grupos. Embora o nervosismo possa não causar falta de ar, pode fazer as pessoas falarem mais rápido. Como resultado, um indivíduo pode encontrar-se respirando mais rápido e mais profundo. Se este for o caso, fazer um esforço consciente para diminuir a respiração e expirar completamente pode ajudar. Mesmo que a ansiedade não seja a causa direta da falta de ar, preocupar-se com o que está causando o sentimento pode tornar a respiração mais difícil ao falar.
Alergias /asma
As reações alérgicas podem ser responsáveis por causar falta de ar. respiração ao falar. À medida que os brônquios se estreitam, uma pessoa é incapaz de obter ar suficiente nos pulmões. Os adultos não diagnosticados com asma até mais tarde na vida, muitas vezes pensam que estão simplesmente fora de forma. Mas, se houver um histórico familiar de asma e /ou alergias, é uma boa ideia ser verificada, mesmo quando adulto. Frequentemente, os pais de crianças asmáticas não consideram que eles possam ter asma eles mesmos. Soar sem fôlego para os outros quando falar ao telefone pode ser um sinal de alerta. Um estudo publicado em novembro de 2005 no New England Journal of Medicine identificou falta de ar como possível sintoma de doença cardíaca, mesmo quando uma pessoa não tem dor no peito. Pesquisadores apontam que, apesar de muitas pessoas não pensarem em falta de ar como um indicador de que algo pode estar seriamente errado, às vezes é o único sintoma presente em pessoas que têm outros fatores de risco para doença arterial coronariana. Quando os indivíduos se preocupam com o fato de que a falta de ar pode ser o sinal de um problema de saúde, eles tendem a associar o sintoma à doença pulmonar, em vez da doença cardíaca. Hiperventilação - Hiperventilação, uma condição caracterizada por anormalmente rápida e respirações rasas, muitas vezes ocorre junto com uma ansiedade ou ataque de pânico. O nível de oxigênio no sangue aumenta, causando outros sintomas como dor no peito e tontura. Não é incomum que os indivíduos tenham medo de falar em público. Quando as pessoas estão nervosas, elas tendem a respirar com o peito, em vez de puxar o abdômen e exalar pelo nariz. O refluxo ácido também pode causar falta de ar. Nesse caso, a pressão no peito ou os sucos digestivos que se acumulam na garganta podem causar falta de ar suficientemente grave para tornar a pessoa hiperventilada.