casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que indicam manchas brancas em uma varredura óssea?

Uma varredura óssea é um teste usado para encontrar áreas de metabolismo ósseo variável (aumentado ou diminuído). O metabolismo ósseo é o processo de morte e substituição de células do tecido ósseo. As varreduras ósseas são testes de imagem nuclear usados para rastrear e diagnosticar várias doenças ósseas. Os exames do osso também são chamados de cintilografia ou imagem musculoesquelética. Manchas brancas em uma varredura óssea indicam um metabolismo ósseo inadequado e podem resultar de uma série de condições.

Por que é feito?

Os médicos pedem exames ósseos relacionados a uma série de condições e queixas, incluindo a doença de Paget, osso câncer, câncer que tem (ou pode ter) metástase, infecções articulares, substituições de articulações e dor óssea inexplicável, de acordo com o Arizona Health Sciences Center. Se manchas brancas aparecerem na varredura, elas podem ser um sinal de uma dessas condições.

Procedimento

Antes de uma varredura óssea, o seu médico irá injetar um material radioativo (um marcador radioativo) irá circular pelo seu corpo e será captado pela câmera. Os padrões de como o material radioativo se acumula em seus ossos podem indicar várias doenças ou ferimentos diferentes. Em uma pessoa saudável, o material radioativo será dispersado uniformemente por todo o corpo. Se houver um problema, o material se acumulará no osso no local do problema, aparecendo como manchas brancas, de acordo com a saúde e a idade.

O que revelam os pontos brancos?

Se uma varredura óssea vier de volta com manchas brancas, significa que seus ossos não estão metabolizando corretamente. Isso pode indicar um tumor ósseo, uma fratura, infecção, distúrbios metabólicos ou câncer que metastatizou o osso de um tumor que começou em outro lugar, de acordo com a Mayo Clinic.

Enquanto as varreduras ósseas são muito bom em descobrir onde estão os problemas ósseos (como indicado pelas manchas brancas), muitas vezes não é possível determinar a causa dos problemas sem mais testes e /ou um histórico médico completo do paciente, de acordo com a Mayo Clinic. Uma cintilografia óssea que revele pontos brancos muitas vezes levará o médico a solicitar mais exames de imagem, incluindo tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O médico também pode pedir uma biópsia do osso para testar o câncer.

Perigos

Apesar da injeção de radiação soar alarmante, os exames de osso são bastante seguros, segundo os médicos do Centro de Ciências da Saúde do Arizona. Há muito pouca radiação, e é facilmente metabolizada pelo seu corpo nos dias após o procedimento. Mesmo que o material se acumule nos ossos, indicando um problema, ele ainda se dissipará. Há, no entanto, um risco para as mulheres grávidas, que não devem passar por exames ósseos, a menos que os riscos de não fazê-lo superem os riscos para o feto. O material radioativo pode causar defeitos congênitos. , , ] ]