A síndrome do intestino morto, ou isquemia intestinal e infarto, é uma condição médica que danifica ou mata tecidos no trato intestinal de uma pessoa. Este distúrbio resulta de uma perda de fluxo sanguíneo para os intestinos. Os médicos podem corrigir a síndrome do intestino morto com tratamento que geralmente inclui cirurgia. Isquemia intestinal e infarto não tratados podem resultar em uma emergência médica e morte.
Sintomas
isquemia intestinal aguda ou intestino inoperante é uma condição que se desenvolve rapidamente quando o fluxo sanguíneo para ou a partir dos intestinos é bloqueado e pode causar leve a dor intensa no abdome, fezes com sangue e evacuações freqüentes e urgentes. A isquemia intestinal crônica se desenvolve quando o fluxo sanguíneo intestinal é reduzido durante um longo período de tempo e pode causar cólicas abdominais depois de comer, perda de peso incomum e dor no abdômen que aumenta ao longo de um período de semanas. Um intestino morto pode se desenvolver a partir de várias causas diferentes, incluindo uma hérnia que emaranha ou move o intestino. Tecido cicatricial de cirurgias anteriores pode prender os intestinos e causar um intestino morto. Um coágulo de sangue ou um bloqueio do acúmulo de colesterol pode bloquear uma artéria que supre os intestinos de uma pessoa. Pessoas com câncer, doença hepática ou distúrbio de coagulação do sangue podem desenvolver um bloqueio nas veias que transportam o sangue do intestino e o sangue pode voltar para os intestinos.
Testes
Um médico pode realizar um ou mais exames médicos para ajudá-lo a diagnosticar isquemia intestinal ou intestino morto, como um raio X, para visualizar a área ao redor do trato intestinal. Um ultra-som pode fornecer evidências de diminuição do fluxo sangüíneo. Um procedimento de colonoscopia fornece imagens detalhadas do interior do intestino grosso usando uma pequena câmera acoplada a um tubo fino que é inserido no reto e guiado através do cólon.
Médicos geralmente tratam a síndrome do intestino morto com cirurgia para contornar bloqueios nas artérias ou para remover coágulos sanguíneos dos vasos sanguíneos perto dos intestinos. Médicos cirurgicamente remover tecido morto e recolocar as porções do cólon em ambos os lados de uma seção removida. Pessoas com essa condição podem passar por um procedimento de angioplastia em que um stent é colocado dentro de um vaso sanguíneo para melhorar o fluxo sanguíneo. Os pacientes podem receber medicação para reduzir a coagulação do sangue, dilatar os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo ou dissolver coágulos sanguíneos.
Complicações
O bloqueio do fluxo sanguíneo no intestino pode causar cicatrizes para crescer e estreitar o intestino. Os médicos podem remover cirurgicamente o tecido cicatricial em excesso. Um paciente que tenha partes mortas de seu intestino removidas cirurgicamente pode não ter tecido intestinal saudável suficiente e pode requerer uma ostomia. Os cirurgiões puxam uma seção do trato intestinal e a conectam a uma abertura no abdômen durante um procedimento de ostomia. Pacientes com essa complicação expelem resíduos corporais em uma bolsa especial acoplada à abertura abdominal.