Seu parente pode naturalmente ter um rosto grande e inchado e um nariz vermelho e bulboso. Ou pode ser o resultado de anos de bebida. Os sinais físicos de um alcoólatra, mesmo aqueles que pararam de beber e estão em recuperação, podem ser vistos a uma milha de distância. Eles também podem permanecer por anos ou podem fazer parte do dano permanente causado por uma pessoa que se tornou obcecada, controlada e dependente da bebida.
Características faciais vermelhas e coradas e um rosto inchado muitas vezes são evidentes com o alcoolismo. A infame "barriga de cerveja" é outro fator comum, não apenas da gordura sendo depositada ao redor do meio, mas também do inchaço causado pela retenção de água que acompanha o álcool. A barriga, muitas vezes, é distendida e muito mais pesada do que os braços ou pernas, que se destacam como pequenos membros da figura da vara. O cérebro certamente leva uma surra de anos de abuso de álcool. Perda de memória, fala arrastada e outros problemas funcionais acompanham o consumo de bebidas alcoólicas. Uma das piores condições que pode surgir é chamada "cérebro molhado", ou síndrome de Wernicke-Korsakoff. Esta síndrome é irreversível e deixa uma pessoa com distúrbios mentais, movimentos dos olhos parcialmente paralisados, confusão, sonolência e desconforto. O fígado também é totalmente abusado por um alcoólatra. Muitos alcoólatras têm fígados inflamados, muitas vezes grandes o suficiente para deixar uma protuberância através da pele, onde o fígado é posicionado em seus corpos. Hepatite alcoólica, ou uma inflamação do fígado, vem com icterícia, dor abdominal e febre. O próximo passo depois da hepatite alcoólica é muitas vezes a cirrose do fígado, onde o fígado se torna permanentemente marcado. Esta condição pode se tornar fatal se a pessoa continua a beber.
Estômago
Os alcoólatras são propensos a dores de estômago, dores e até mesmo úlceras. A mistura constante de álcool no estômago destrói o revestimento do órgão. Os sinais de uma úlcera ou outros distúrbios estomacais relacionados ao álcool geralmente incluem sensação de queimação, incapacidade de manter os alimentos baixos, náusea e sangramento. Outros sintomas
Se todos esses sintomas físicos não forem suficientes para qualquer alcoólatra lidar com, ainda há mais. Os alcoólatras têm um risco aumentado de doenças cardíacas, derrame e câncer, os quais são ajudados pelo uso crônico e pesado de álcool. Epilepsia, convulsões, danos nos nervos e uma sensação de formigamento nas extremidades são outros perigos. Homens que bebem muito e com dificuldade suficiente também podem experimentar disfunção erétil, enquanto mulheres que bebem durante a gravidez podem causar defeitos congênitos.