casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas da Mudança da Cor dos Olhos nos Idosos

Para a maioria das pessoas, a cor dos olhos permanecerá consistente ao longo da vida, pois a cor dos olhos amadurece na infância e geralmente permanece da mesma cor. Em uma pequena porcentagem de pessoas, no entanto, vários fatores podem fazer com que a cor dos olhos mude na velhice, enquanto doenças como o glaucoma também podem alterar a aparência dos olhos.

Mudanças na cor dos olhos

A cor dos olhos nossos olhos são determinados pela quantidade e cor dos grânulos de pigmento, chamados melanina. Estes grânulos variam em cor, de um tom neutro a marrom muito escuro, com olhos mais escuros causados ​​por melanina mais escura ou um maior grau de melanina, e vice-versa. A cor da íris é causada pelo pigmento no estroma (o tecido conjuntivo da camada frontal da íris), e esta cor pode clarear se a quantidade de grânulos de pigmento no estroma diminuir, ou se os grânulos produzirem pigmento mais claro. Ao contrário da pele e do cabelo, os olhos não sintetizam pigmentos de cor o tempo todo, mas retêm o pigmento acumulado no estroma. Se o pigmento degrada com o tempo, isso pode resultar em um clareamento da cor dos olhos.

Doença

Um fator típico que pode causar os olhos de uma pessoa para mudar de cor é a doença. Na verdade, uma mudança na cor dos olhos pode ser um sintoma de uma doença ocular, portanto, qualquer mudança de cor perceptível deve ser examinada por um médico. Algumas das doenças mais comuns que podem levar a uma mudança na cor dos olhos são a síndrome de Horner, o glaucoma pigmentar e a iridociclite heterocromica de Fuch, que geralmente ocorrem mais frequentemente em idosos.

Genética

A genética tem muito a fazer com os olhos mudando de cor à medida que envelhecem e 10 a 15% dos caucasianos experimentarão mudanças na cor dos olhos (as raças com olhos mais escuros geralmente sofrem poucas mudanças à medida que envelhecem). Isso ocorre porque a quantidade de melanina na íris diminui com o tempo, fazendo com que a cor da íris se altere. Este é o mesmo princípio que faz com que o cabelo mude de cor à medida que envelhecemos, e a taxa e a idade em que isso ocorre podem variar devido à determinação genética.

Amarelamento

Outra mudança que pode acontecer aos olhos envelhecemos é a aparência de amarelamento, uma ocorrência bastante comum entre os idosos. Isso ocorre porque a composição química das lentes variáveis ​​do olho pode mudar com o passar do tempo, pois as proteínas são produzidas em proporções diferentes do que costumavam ser. Essas alterações químicas podem fazer com que a lente tenha uma aparência amarela, reduzindo a transparência da lente e fazendo com que ela se torne um pouco opaca.