Um músculo puxado é tecnicamente chamado de músculo tenso e ocorre quando as fibras de um músculo são rasgadas. Causas de músculos puxados são atividade extenuante ou um desequilíbrio muscular subjacente, onde um músculo é inapropriadamente mais forte que o outro. Músculos puxados são a lesão mais comum sofrida pelos atletas.
Existem três graus de cepas musculares. O grau I é leve e cura rapidamente. O grau II é mais doloroso com movimentos restritos. Grau III é o mais grave e doloroso.
Os sintomas de um músculo puxado incluem dor no local da lesão e inchaço. Graus mais graves podem limitar o movimento e causar espasmos musculares e hematomas.
Dependendo do grau, os músculos puxados podem levar de uma a oito semanas para cicatrizar.
Tratamento
Durante as primeiras 72 horas, aplique gelo, use a elevação e, em consulta com um médico, tome medicação anti-inflamatória. Após 72 horas, use compressas quentes para levar sangue ao músculo e fornecer nutrição, o que acelera a cura. Massagem ou fisioterapia pode acelerar o processo de cura.
Aviso de
Evite o esforço excessivo de músculos tensos durante a cicatrização, pois pode prolongar a lesão ou causar danos permanentes. Consulte um médico para os músculos severamente tensos, pois podem necessitar de cirurgia ou fisioterapia.
Os músculos isquiotibiais, quadríceps, panturrilha e parte interna da coxa são puxados com mais frequência.