Transmissão
A transmissão de tinea pedis ocorre por contato direto com a pele infectada ou por contato indireto, como por exemplo meias ou banheiro e vestiários onde o fungo pode estar presente. Tinha do pé é um organismo comum no corpo humano, mas pode rapidamente multiplicar e resultar em infecções, dado o ambiente certo. Animais de estimação em casa também transmitem infecções fúngicas, como tinea pedis para humanos, às vezes, de acordo com a Mayo Clinic. Homens e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos estão em maior risco de contrair uma infecção por tinea pedis. É nesses ambientes que a tinea pedis multiplica e infecta a pele. O risco de infecção aumenta se forem usados sapatos que não permitam a circulação de ar, se os pés permanecerem úmidos ou suados por longos períodos de tempo e se a pele já estiver danificada, pois esse é um tipo oportunista de microorganismo. Uma vez presente no pé, os organismos tinea pedis crescem extensões que infectam a camada superior da pele. A pele responde aumentando a produção de células da pele na tentativa de livrar o corpo da infecção. Isso faz com que a pele espessa e escamosa pareça se mover de maneira circular enquanto os fungos continuam se espalhando. Como a tinea pedis se desenvolve e se espalha, infecções secundárias ocorrem em alguns casos. Evite infecções secundárias, não coçando ou fazendo qualquer coisa para irritar ainda mais a pele.
Os cremes anti-fúngicos tópicos ou sprays de venda livre funcionam na maioria dos casos de tinea pedis. Estes são tipicamente aplicados uma ou duas vezes ao dia e levam de duas a quatro semanas para resolver a infecção. Casos graves podem exigir pomadas tópicas prescritas ou medicamentos orais. Infecções secundárias requerem tratamento com antibióticos também.
Prevenção
Existem vários passos que você pode tomar para evitar a ocorrência de tinea pedis. Vá descalço quando estiver em casa e use meias de fibra natural que irão absorver o suor e a umidade da pele. Se você achar que suas meias estão úmidas em qualquer ponto do dia, coloque um par novo e seco o mais rápido possível. Use sapatos que permitam que seus pés respirem e nunca usem sapatos úmidos. Use sandálias, chinelos ou outros calçados de proteção em locais públicos.