Consulte o seu médico antes de parar o atenolol. A suspensão do atenolol só deve ser realizada sob vigilância atenta do seu médico, uma vez que os sintomas anteriores de hipertensão, angina e outros problemas relacionados ao coração podem ser exacerbados pela redução da dose. O seu médico lhe dará instruções específicas sobre exatamente como parar de tomar o atenolol. Você nunca deve parar de tomar abruptamente atenolol, especialmente sem estar sob os cuidados de seu médico.
Fale com seu médico se você tem angina, como o cronograma recomendado para uma retirada gradual será muito importante evitar qualquer possibilidade de provocar um surto de angina. Um cronograma de retirada gradual também é muito importante se você sofre de pressão alta ou palpitações cardíacas.
Se você estiver fazendo uma cirurgia, deve enfatizar que o anestesista deve tomar atenolol; seu médico pode ter que parar de tomá-lo alguns dias antes da cirurgia.
Como o atenelol deve ser administrado a longo prazo e continuamente, o atenolol deve ser feito pelo menos um período de 2 semanas, reduzindo gradualmente a dose a cada poucos dias. Seu médico lhe dará instruções sobre as mudanças de dosagem e provavelmente irá acompanhá-lo com frequência. Se você tiver algum efeito colateral incomum, como aumento do pulso, palpitações, aumento da pressão arterial ou dor de cabeça intensa, consulte um médico.
Um exemplo de como o médico pode agendar sua interrupção do atenolol seria diminuir a dose em 25 mg a cada quatro dias até que você seja gradualmente desmamado completamente do medicamento.
Dica
O médico irá instruí-lo a limitar atividades físicas enquanto se retira do atenolol para não exacerbar os problemas cardíacos anteriores.