Ambos os moldes de fibra de vidro e gesso são aplicados nos membros lesionados para imobilizá-los e permitir que os ossos, ligamentos, tendões ou músculos se curem após uma lesão, como ruptura, entorse ou luxação. Eles também são aplicados após procedimentos cirúrgicos, incluindo correção de pé torto e outras deformidades congênitas nos membros. Enquanto fibra de vidro é geralmente o material de escolha nos Estados Unidos, os moldes de gesso ainda são utilizados para a imobilização ortopédica.
Diferenças na composição
Material elenco gesso é feita a partir de um tipo de gesso natural conhecido como gesso de Paris que é usada para revestir bandagens de fibra. Fita de fundição de fibra de vidro é feita de fibra de vidro tecido que é revestida com resina de poliuretano.
Diferenças na aparência
Um molde de gesso é suave e sempre branco como apenas branco bandagens de gesso de Paris estão disponíveis. Um molde de fibra de vidro é tecido em textura e aparência e muitas vezes é colorido. Cores de elenco de fibra de vidro comuns incluem azul, rosa e verde. Ambos os tipos de moldes podem ser e muitas vezes são assinados e decorados com marcadores de ponta de feltro.
Diferenças de peso, força e durabilidade
Os moldes de fibra de vidro são mais leves e mais fortes do que moldes de gesso. Eles também duram mais, pois são mais resistentes a danos e desgaste da água. No entanto, nenhum tipo de molde é à prova d'água, a menos que um revestimento impermeável específico seja usado com um molde de fibra de vidro. Porosidade, tempo de secagem e flexibilidade A fibra de vidro é mais porosa que gesso, de modo que mais confortável de usar. Além disso, um molde de fibra de vidro leva de 30 minutos a duas horas para secar, ao contrário de até 48 horas para um molde de gesso. No entanto, o gesso é mais fácil de moldar do que a fibra de vidro.
O gesso é mais barato que a fibra de vidro. Alguns planos de seguro podem não cobrir o custo de um molde de fibra de vidro.