A erosão esofágica é um termo médico para especificar o desgaste do esôfago, o tubo na garganta que leva da boca ao estômago. Na maioria dos casos, essa condição é causada por problemas digestivos, sendo o mais comum deles a DRGE ou a doença do refluxo gastroesofágico. Esta doença faz com que os ácidos do estômago façam o backup no esôfago porque o esfíncter ou retalho que cobre a abertura entre o esôfago e o estômago não fecha adequadamente. O fluxo constante de ácidos estomacais no esôfago pode causar danos ao tubo que resultam em uma erosão gradual do revestimento, causando uma variedade de sintomas.
Inflamação
A inflamação do esôfago é causada por leve a estados moderados de refluxo ácido do estômago de volta para o esôfago. O revestimento ou a membrana mucosa do tubo de deglutição torna-se vermelho e irritado, causando uma sensação de queimação ao longo de porções ou de toda a extensão do esôfago. Este sintoma é mais comumente chamado azia ou indigestão ácida.
Em alguns casos de erosão esofágica, a inflamação pode levar ao inchaço dos tecidos que revestem o tubo esofágico. Esse inchaço pode causar estreitamento da passagem, dificultando a ingestão de alimentos e até saliva. A erosão do esôfago pode ocorrer em qualquer ponto ao longo do tubo.
Úlceras
Úlceras ou buracos no revestimento do esôfago também são sintomas comuns de erosão. Estas úlceras são uma das formas mais raras de úlceras e geralmente ocorrem perto do fundo do esôfago. As úlceras também podem ser causadas por uma bactéria denominada bactéria H. pyloridus e também pela DRGE. No entanto, indivíduos que sofrem de bulimia, bem como indivíduos que fumam e bebem, também podem experimentar esses tipos de úlceras no revestimento do esôfago. Dor
A dor causada pela erosão esofágica é freqüentemente expressa por indivíduos como sensação constante de queimação ou calor, marcada por episódios agudos de dor ao engolir. Outros que sofrem de graus variados de erosão no esôfago podem sentir dor causada pela tosse, e podem até notar a presença de sangue no escarro ou muco.
Sangramento
Indivíduos que sofrem de erosão do esôfago podem apresentar sangramento, que, em casos graves, também pode ser notado nas fezes como uma substância escura e com aparência de alcatrão. Vômitos causados por distúrbios estomacais também podem ser tingidos de sangue ou uma pessoa pode vomitar sangue. Este é um sintoma grave que requer atenção imediata. Como a erosão do esôfago avança, outras partes do sistema digestivo, incluindo a boca e os dentes, podem ser afetadas. Se não for tratado, o esmalte dos dentes pode sofrer de regurgitação ácida.