Antes de aplicar cera fresca em esquis cross-country, é necessário remover a cera velha que pode ter acumulado sujeira e acúmulo. Existem dois tipos de cera de esqui cross-country: cera deslizante para permitir que o esqui deslize suavemente sobre a neve e chute a cera - usado apenas na zona de chute - que fornece tração. A remoção adequada de glide e cera de chute, e manutenção geral do equipamento de esqui, aumenta o aproveitamento deste esporte.
Remoção de cera Glide
Step 1
Descanse os esquis, de cabeça para baixo, em um banco de ajuste. Se um banco de ajuste não estiver disponível, use duas cadeiras. Usando toalhas de papel, limpe rapidamente os esquis para remover qualquer sujeira solta ou resíduo.
Passo 2
Raspe os esquis com um raspador de plástico. Não pressione com muita força, pois a base de esqui pode ser danificada pelo raspador quando muita pressão é usada. Mantenha as duas mãos no raspador e raspe em um ângulo de 45 graus em relação aos esquis. Sempre raspe da ponta até a ponta do esqui para que os micro-pêlos levantados descansem na mesma direção em que os esquis são usados.
Passo 3
Escove a base de esqui , usando uma escova de cobre fina, da ponta à cauda. Use movimentos curtos e rápidos em uma direção. A escovagem abre a base de esqui, liberando cera e sujeira antigas e permitindo melhor penetração de nova cera. Não passe por cima da zona de chute.
Passo 4
Aplique uma cera macia na superfície da base de esqui. Aqueça a cera com um ferro de cera em fogo baixo a médio. Aqueça até que apenas a cera esteja derretida. Não aqueça o esqui o suficiente para que a cera seja absorvida pelo esqui. Em outras palavras, a cera deve ser aquecida, mas o calor não deve chegar até o esqui. Nunca pare de mover o ferro para evitar o superaquecimento.
Passo 5
Remova o excesso de cera com um raspador de plástico enquanto a cera ainda está macia e quente. Deixe os esquis esfriarem até a temperatura ambiente. Raspe mais uma vez para remover qualquer cera adicional que seja liberada no processo de resfriamento.
Etapa 6
Pincele mais uma vez, ponta a ponta, com o pincel de cobre. Aplique nova cera de deslize com base nas condições de neve esperadas da sua próxima corrida.
Remoção de cera de pontapé na Etapa 1
Raspe o máximo possível de cera de pontapé possível usando um raspador de plástico e pressão conservadora. Atropelar um lado do sulco, depois o outro, para remover todo o excesso de cera de chute.
Step 2
Umedeça uma toalha de papel com a solução removedor de cera. Passe a toalha de papel somente ao longo da zona de chute, para remover a cera e a sujeira remanescentes. Consulte as instruções específicas da solução removedor de cera pelo tempo necessário para permitir que o removedor descanse na base de esqui antes de limpá-la.
Etapa 3 -
Limpe tudo restante limpador de cera com uma toalha de papel limpa. Deixe o esqui secar completamente.
Passo 4
Lixe levemente a zona de chute com uma lixa e limpe o excesso com uma toalha de papel seca. Sua zona de chute agora está pronta para a nova cera de chute.
Coisas necessárias para
Toalhas de papel para
Raspador de plástico
Escova de cobre fino
Cera de ferro
Cera macia
Raspador de cera Kick
Solução de removedor de cera
lixa de 120 a 180 lixas
Dicas
Pesquise os diferentes tipos de cera disponíveis e consulte o fabricante dos seus esquis para os tipos de cera necessários para os seus esquis.
Os esquis devem ser encerados com base nas condições de neve em que serão usados, então prepare-se adequadamente para a próxima corrida, encerando de acordo.
Sempre escove e raspe da ponta até a cauda do esqui.
Advertências
Respeite a integridade dos esquis, manuseando-os com cuidado em todos os momentos.
Quando aquecer a cera com o ferro, certifique-se de estar em uma sala bem ventilada. Use precauções de segurança em torno do ferro quente.