Liverfoundation.org relata que o alcoolismo crônico, uma infecção por hepatite e certos tipos de medicamentos podem levar a danos no fígado. Se você fez recentemente um exame de sangue que revela níveis anormais de proteínas ou enzimas hepáticas, isso pode ser indicativo de um distúrbio hepático. Existem dois tipos de médicos que têm treinamento especializado no tratamento dessas condições.
Pesando aproximadamente 3 libras, o fígado é o maior órgão do corpo humano, e de acordo com Medicinenet.com é também a maior glândula. O fígado é responsável por produzir a bile que ajuda seu corpo a digerir os alimentos que você come e pode ser encontrado na parte superior do seu abdômen.
Propósito do Fígado -
Além da produção de bile, o seu O fígado também desempenha um grande papel no controle do seu metabolismo, produção de proteínas e desintoxicação do corpo.
Gastroenterologista
De acordo com gi.org, um gastroenterologista é um médico especializado em muitas dinâmicas da digestão. O estômago, o esófago, os intestinos, a vesícula biliar, o pâncreas e o fígado são todos os principais componentes do trato gastrointestinal (GI). Embora um gastroenterologista específico possa se concentrar no tratamento de condições mais simples, como refluxo ácido, outros podem possuir o conhecimento e o treinamento para tratar condições hepáticas mais graves.
Hepatologista
Se o seu médico de família suspeitar que você pode ter uma doença mais grave, como hepatite, em que o fígado está gravemente comprometido, ele pode enviá-lo para um hepatologista. A doença hepática é o foco principal e abrangente do hepatologista, que recebe treinamento especializado no diagnóstico e tratamento da doença.
Doença Hepática
O Centro Médico da Universidade de Illinois (uimc.discoveryhospital.com) define doença hepática como uma condição que afeta a função do fígado ou sua coleção de células e tecidos. Um hepatologista terá as informações mais atualizadas em relação aos recentes avanços em medicamentos e tratamentos.
Gastroenterologia e Hepatologia Combinados
Existem alguns gastroenterologistas que fizeram cursos especializados no campo da hepatologia. Embora esses especialistas tenham um conhecimento respeitável da doença hepática, o site liverdisease.com observa que seu nível de especialização não excede o do hepatologista.
, , ] ]