casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Os efeitos da asma no cérebro

A asma é uma doença inflamatória que afeta as vias aéreas. Durante um ataque de asma, os músculos que estão ao redor das vias aéreas se contraem, o que causa inchaço dos revestimentos das vias aéreas. O inchaço permite que menos oxigênio seja absorvido pelo corpo e usado por órgãos vitais. Quando tratados rapidamente, os efeitos de menos ingestão de oxigênio são quase nada, no entanto, um longo período de tempo sem oxigênio suficiente pode afetar a função normal do cérebro.

Causas

A inflamação das passagens aéreas pode ser desencadeada por substâncias causadoras de alergia. Exemplos incluem pêlos ou pêlos de animais, pólen, poeira, estresse, fumaça de cigarro, mudanças no clima e poeira. Muitas pessoas que têm asma têm uma história familiar de alergias ou eczema, embora nem todos tenham uma história. Exercício também pode ser um gatilho para um ataque de asma.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da asma são chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse. No entanto, existem sintomas mais graves de asma que indicam um efeito no cérebro. Alguns pacientes experimentam ansiedade severa por causa da falta de ar. Outros podem ter um nível de alerta diminuído, como sonolência grave e confusão. A sonolência e confusão podem indicar que o nível de oxigênio no cérebro é menor que o normal. O oxigênio é vital para manter o corpo humano vivo. Quando não há oxigênio suficiente, a função celular é afetada e também pode levar à morte. Uma redução de oxigênio em uma ou mais áreas do corpo é conhecida como hipóxia. A falta total de oxigênio é conhecida como anoxia. Quando há falta de oxigênio, o cérebro é o mais afetado: o cérebro usa 20% do oxigênio do corpo. Depois de quatro a seis minutos sem oxigênio, as células cerebrais começam a morrer.

Hipocampo

O hipocampo, localizado no lobo temporal medial do cérebro, é responsável pela conversão de memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. . Quando há algum dano no hipocampo, a função de memória é interrompida. O hipocampo é muito suscetível à hipóxia, embora a perda de memória só possa ocorrer em um ataque grave de asma, em que a respiração é ainda mais restrita do que em um ataque normal de asma. A quantidade de oxigênio sendo ingerida é inferior a 50% da capacidade normal.

Os pacientes de asma recebem dois tipos de medicação: medicamentos de ação prolongada para evitar ataques e medicamentos de alívio rápido que são usados durante um ataque. Os medicamentos de ação prolongada não tratam a asma, mas evitam os ataques suprimindo a inflamação e abrindo as vias aéreas. A combinação de medicamentos pode prevenir um ataque de asma grave o suficiente para causar um impacto no cérebro.