casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que causa os soluços depois de rir?

Ter soluços depois de rir é uma ocorrência comum, embora se torne irritante se persistir por mais de um minuto ou dois. Às vezes, a razão pela qual as pessoas ficam tão frustradas com os soluços é porque elas não entendem o que as causa. Saber por que você soluça depois de rir ajuda você a entender exatamente o que está acontecendo dentro do seu corpo quando isso acontece. Se você sabe a causa, é possível evitar que isso aconteça novamente.

Ataque de ar para o diafragma

Seu diafragma ajuda a respirar. Às vezes, quando você ri incontrolavelmente, ou ri por um longo período de tempo sem respirar adequadamente, o ar entra no diafragma. Esta repentina precipitação de ar obriga seu corpo a expelir o ar de uma forma anormal, resultando em soluços. Ar Preso no estômago Quando rindo, é possível que o excesso de ar fique preso em seu estômago, fazendo com que ele se distenda e se expanda. Isso faz com que o ácido do estômago seja empurrado para o esôfago. O corpo se protege produzindo soluços. Além disso, o acúmulo excessivo de ar no estômago causa refluxo ácido, o que leva a soluços da mesma maneira que você arrota como resultado do acúmulo de ácido no estômago.

Irritação dos nervos frênicos

Os nervos frênicos estender através do diafragma. Seu corpo tem dois nervos frênicos, um esquerdo e outro direito. Esses nervos são o que dizem ao diafragma quando contrair e quando relaxar. Simplificando, sem os nervos frênicos, você não respira. Como o riso normalmente produz respiração anormal, ele irrita os nervos frênicos, levando-os a dizer que o diafragma se contrai quando não deveria, resultando em soluços.

Hipótese Filogenética

Nem toda causa de soluço é cientificamente ou medicamente aceito como fato. De acordo com a hipótese filogenética, vários grupos de anfíbios exibem uma contração do ar semelhante a soluços, como forma de manter a água fora de seus pulmões. Os defensores dessa hipótese acreditam que os seres humanos mantiveram algum remanescente desse comportamento devido à evolução. Alguns argumentam que os bebês precisam soluçar para manter o leite fora de seus pulmões durante a amamentação. Isso sugere que o soluço é, pelo menos às vezes, uma ação involuntária, mas necessária. Defensores desta hipótese argumentam que o riso incontrolável leva a um risco de asfixia se os soluços não forem produzidos como uma alternativa.