Em 1600, Sir Will Gilbert tentou explicar a diferença entre magnetismo e estática. eletricidade. Gilbert supostamente usava ímãs na rainha Elizabeth I para aliviar sua artrite. Há também menção de curandeiros chineses por volta de 200 a.C. usando lodestones magnéticos no corpo para equilibrar o qi do corpo, ou campo de energia. Uma antiga escritura hindu, os Vedas, fala do uso de lodestones para o tratamento de doenças.
Benefícios da terapia magnética é dito para reduzir a dor, aliviar o estresse, melhorar a circulação, reduzir o inchaço e combater a infecção. A teoria é que os ímãs produzem uma pequena corrente elétrica. Quando o ímã é aplicado ao corpo, essas correntes elétricas estimulam os nervos da região, fazendo com que o corpo libere endorfinas. Essas endorfinas são os analgésicos naturais do corpo. Isso causa o aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada, o que acelera a cura.
Preparação para o tratamento
Não há preparação específica para a terapia magnética. Basicamente, você acaba de comprar um produto baseado em ímã e aplicá-lo à área que deseja tratar. A maioria dos praticantes alternativos que recomendam terapia magnética sugerem que você comece com um ímã de baixa intensidade e progrida para um ímã mais forte à medida que a terapia continua.
Efeitos colaterais
Apenas pequenos efeitos colaterais foram relatados com o uso da terapia magnética. . Erupções ocasionais do contato com o ímã foram observadas. Um relatório do Dr. Stephen Eidelson afirma que algumas pessoas podem ser excessivamente sensíveis ao poder do ímã e isso pode causar um aumento temporário da dor na área afetada no início do tratamento.
Precauções
A terapia magnética nunca deve ser usada em uma pessoa que tenha um marcapasso cardíaco ou um desfibrilador, já que os ímãs mostraram interferir nesses dispositivos. Também não é recomendado o uso de terapia magnética se você tomar anticoagulantes ou tiver um histórico de epilepsia. Embora esteja sendo estudado para ver se o uso da terapia magnética pode ter um efeito positivo sobre a epilepsia, esses estudos estão em seus estágios iniciais e não devem ser tentados até que a pesquisa determine se a terapia magnética ajudará. Além disso, o uso de terapia magnética durante a gravidez não é recomendado, pois não houve estudos para determinar se a terapia magnética terá um efeito negativo sobre o feto.