Rifafour é uma droga que é usada para tratar a tuberculose. A droga é uma combinação das quatro drogas tipicamente administradas no início da tuberculose: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Rifafour não é usado nos Estados Unidos, mas é a droga de escolha na África do Sul para tratar os primeiros estágios da tuberculose. Se você ou alguém que você conhece recentemente começou a tomar Rifafour, existem alguns efeitos colaterais que você deve procurar.
Síndrome Cutânea
Alguns pacientes que tomam Rifafour podem apresentar síndrome cutânea duas a três horas depois de tomarem diariamente. dose da droga. A síndrome cutânea causa rubor facial, irritação nos olhos, comichão e erupção cutânea. Na maioria dos casos, os problemas desaparecem por conta própria depois de algumas horas.
12 Hour Flu
Alguns pacientes que tomam Rifafour experimentam a gripe de 12 horas após tomar o medicamento por três a seis meses. Os pacientes sentirão febre, calafrios e dores ósseas semelhantes aos sintomas que a pessoa normalmente teria com a gripe. Embora os sintomas sejam frequentemente graves e levem o paciente a permanecer na cama, os sintomas geralmente desaparecem após 12 horas.
Problemas Gastrointestinais
Muitos pacientes que tomam Rifaour apresentam problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarréia. Curiosamente, na maioria dos casos, comer ajudará a acalmar o estômago e aliviar os problemas.
Problemas Oculares
O etambutol em Rifafour pode causar daltonismo vermelho-verde em um ou ambos os olhos. O daltonismo persiste frequentemente mesmo depois de um doente deixar de tomar Rifafour. O conteúdo de Rifafour também pode causar constrição do campo visual e, em alguns casos, uma hematoma da retina que pode causar cegueira.
Fraqueza
A rifampicina em Rifafour pode causar fraqueza muscular, dormência e sonolência em alguns pacientes. Em casos extremos, a droga também pode causar insuficiência renal e renal.