casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Polychromasia Causes

Policromasia refere-se a uma condição em que os glóbulos vermelhos (RBCs) aparecem de cor azul acinzentada quando examinados em uma lâmina de esfregaço de sangue sob um microscópio. Policromasia ocorre quando os eritrócitos são liberados prematuramente da medula óssea, onde são produzidos. Os eritrócitos são libertados prematuramente em resposta a um certo tipo de estimulação hormonal geralmente resultante de anemia ou possivelmente devido a danos estruturais na medula óssea de várias causas.

A maioria dos eritrócitos é O desenvolvimento de RBCs ainda precisa produzir proteínas, então eles ainda têm um núcleo e estruturas produtoras de proteínas chamadas ribossomos. Como a única função de um eritrócito maduro é transportar oxigênio, normalmente quando um eritrócito é liberado da medula óssea, o núcleo e os ribossomos estão ausentes. RBCs liberados da medula óssea prematuramente ainda têm alguns ribossomos, e é isso que causa a coloração azul acinzentada quando expostos à mancha de Wright-Giemsa em um slide.

Controle Hormonal da Liberação de RBC

Um hormônio chamada eritropoietina (EPO), produzida pelos rins, controla a taxa de produção de eritrócitos e a liberação da medula óssea. Quando os níveis de EPO aumentam, mais eritrócitos imaturos são liberados da medula óssea, resultando em policromia. A EPO geralmente é liberada em resposta à anemia (um número reduzido de hemácias no sangue), portanto a anemia deve ser considerada uma causa de policromia.

Anemia causada pela redução da produção de eritrócitos

Causa da anemia é a diminuição da produção de RBCs e produção de RBCs que são defeituosos de alguma forma. As deficiências nutricionais de ferro, folato ou vitamina B12 podem produzir menos glóbulos vermelhos e causar menor produção de proteína transportadora de oxigênio, a hemoglobina. Anemia aplástica é uma falha generalizada da medula óssea para produzir células sanguíneas suficientes, incluindo hemácias. Uma condição genética chamada talassemia provoca a produção de eritrócitos com hemoglobina defeituosa que não pode sobreviver. Anemia por aumento da perda de eritrócitos Outra causa de anemia é o aumento da perda ou destruição de eritrócitos. Um exemplo óbvio disso é a perda de sangue por sangramento, que pode causar anemia grave. Existem outras condições que podem causar destruição de eritrócitos sem perda de sangue, o que é conhecido como anemia hemolítica. A anemia hemolítica pode ser causada por distúrbios autoimunes, defeitos bioquímicos genéticos (deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase) ou por trauma mecânico, como ocorre em cirurgias cardíacas. A anemia falciforme é uma combinação de produção defeituosa e aumento da destruição, na medida em que defeitos genéticos na produção de hemácias causam anemia hemolítica sob certas circunstâncias.

Danos à Medula Óssea

A policromia também pode ocorrer quando a medula óssea é danificada , levando à liberação prematura de hemácias. A causa mais comum de dano disseminado na medula óssea é a infiltração por células malignas (câncer), seja da própria medula (leucemia) ou como resultado de metástase de outros tecidos. Outra causa é a fibrose da medula óssea, em que o crescimento incontrolável de células sanguíneas imaturas de vários tipos leva à formação de tecido cicatricial que danifica o osso.

, , ] ]