casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que causa a acumulação de cera do ouvido?

Introdução

A cera do ouvido é uma parte importante da proteção do seu corpo contra partículas estranhas. Sem a cera do ouvido, o seu ouvido interno sensível e todas as suas partes estariam abertos à invasão por bactérias, insetos, poeira e outros alérgenos. No entanto, cera de ouvido pode se tornar um problema quando há uma excessiva acumulação de dentro de seus ouvidos.

Como é feito

Cera de ouvido é feita glândulas de cerume. Essas glândulas estão localizadas em muitas áreas do canal auditivo e, de forma consistente, produzem a substância pegajosa que conhecemos como cera de ouvido. A cera é produzida no canal auditivo, onde retém partículas estranhas. Uma vez que a cera do ouvido fica cheia, ela seca e empurra seu caminho para o ouvido externo. Aqui, ele cai sozinho ou é limpo manualmente com um cotonete ou outro produto para limpeza de ouvidos.

Manual Buildup

A causa mais comum de acúmulo de cera de ouvido vem de você tentar remova-o de seus ouvidos. Cotonetes de algodão, dedos e qualquer outra coisa que esteja presa no ouvido com a finalidade de remover a cera do ouvido pode facilmente fazer com que a cera do ouvido fique presa. Como a cera do ouvido continua a secar no canal auditivo, ela cria um plug. Às vezes, esse plugue pode ser removido colocando-se uma garrafa de aquecimento ou uma almofada no ouvido para derreter a cera. No entanto, em casos graves, um médico pode ter que remover o acúmulo para você.

Canal de orelha torcida

Outra causa menos comum de acúmulo de cera é um problema de saúde chamado de canal auditivo torcido. Nesse distúrbio, o canal auditivo interno tem uma ligeira curva. Esta curva faz com que a cera do ouvido seja apanhada facilmente no ouvido interno, causando frequentes bloqueios.