A artéria carótida e a veia jugular são importantes vasos sanguíneos no sistema circulatório. Embora sejam comumente confundidos na literatura popular e na mídia, os dois têm localizações e funções muito diferentes. Por causa de suas diferentes funções, eles também diferem estruturalmente, cada um exibindo características indicativas de seu papel no sistema circulatório.
Artérias
As artérias são os vasos sanguíneos do sistema circulatório responsáveis por transportar sangue recém-oxigenado do coração em todo o resto do corpo. Este é o sangue que foi devolvido ao coração do corpo, bombeado do coração para os pulmões, depois voltou ao coração em preparação para ser bombeado para o resto do corpo. Como a pressão do sangue nas artérias é muito maior do que nas veias, as artérias têm mais paredes musculares do que as veias.
Veias
As veias são os vasos sangüíneos do sistema circulatório que devolvem o sangue do corpo para o sangue. coração. Este é o sangue que foi desoxigenado e será bombeado através do coração para os pulmões. Nos pulmões, é então oxigenado e bombeado de volta por todo o corpo para reabastecer células e tecidos com o oxigênio necessário para as funções metabólicas. Uma das principais diferenças entre as veias e artérias é que as veias têm válvulas que mantêm o sangue que está se movendo para cima, dos membros inferiores para o coração, de um fluxo para trás. Outra diferença entre veias e artérias é a aparência azul-escura das veias.
A artéria carótida A artéria carótida é a grande artéria que fornece sangue recém-oxigenado do coração para a cabeça e o pescoço. Na verdade, existem dois ramos da artéria carótida - uma metade esquerda e uma direita, ambos ramificados diretamente da aorta, a artéria que distribui sangue diretamente para fora do coração.
Veia jugular
A veia jugular pode ser dividida em dois conjuntos de veias - as veias jugulares interna e externa. Ambos são responsáveis pela transferência de sangue desoxigenado da cabeça para o coração. O sangue das veias jugulares drena para a veia cava superior que transporta todo o sangue desoxigenado da porção superior do corpo para o átrio direito do coração. De lá, ele será bombeado para os pulmões, depois de volta para o corpo.
Concepções errôneas
Em vários filmes e programas de televisão, a veia jugular é o que se pensa ser rompido quando a garganta de alguém é cortado em um assassinato ou cena de violência. Uma vez que a veia é na verdade mais distante na região da garganta que a artéria carótida e a veia jugular contém sangue sob muito menos pressão do que a da artéria carótida, seria mais correto dizer que a artéria carótida era o vaso sanguíneo danificado nessas cenas. . Sangue espirrava da artéria carótida, mas não da veia jugular.