Os pontos de pressão são um dos conceitos mais incompreendidos nas artes marciais. Muitas lendas diferentes foram repetidas ao longo dos anos em relação a técnicas secretas e letais. Não há nada místico ou mágico sobre a existência de pontos de pressão ou sua aplicação em autodefesa. Os pontos de pressão são aglomerados de nervos, freqüentemente ao redor de grandes grupos musculares, que quando atingidos ou agarrados podem causar um espasmo doloroso nos grupos musculares próximos. Embora existam muitas maneiras diferentes de chegar a eles em uma situação de autodefesa, há algumas etapas para facilitar a sua localização quando necessário.
Ataques com Pontos de Pressão
Localize cada ponto de pressão. Existem muitos grupos nervosos diferentes em todo o corpo. Comece com o tecido mole diretamente sob o queixo, os músculos logo na base do pescoço, perto da parte superior do ombro, os aglomerados nervosos na parte da frente do ombro, próximo aos músculos peitorais, e o plexo solar na base do músculo. o esterno.
Pratique usando um espelho. Pegue dois dedos e pressione levemente contra cada uma dessas áreas até conseguir localizá-las confortavelmente. Você saberá que localizou o ponto certo, porque cada local é extremamente sensível à pressão de empurrar ou de impacto.
Faça um soco com uma mão. Dobre a articulação do meio do seu dedo indicador para fora, de modo que ele se projete a partir da frente do punho com o polegar apoiando-o por baixo. Isso será usado para praticar golpes de mão. Em seguida, você direciona a ponta da junta para o ponto de pressão desejado.
Decida como atacar. A maioria das pancadas pode ser feita com um soco regular, mas alguns pontos de pressão são pequenos o suficiente para que uma batida na articulação seja mais eficaz em atingir as áreas nervosas apropriadas. Quando treinar ou treinar de longe, use a batida dos dedos para acertar os cachos que encontrou no espelho. Ao usar um sparring, seja muito cuidadoso, pois um ataque duro a essas áreas é muito doloroso e pode ser incapacitante.
Pratique em um espelho jogando esses tipos de ataques em curto alcance. Não use knuckle greves de uma longa distância, porque eles são eficazes apenas em áreas de tecido mole do corpo. Se você errar e bater em uma superfície dura como o crânio ou o esterno, é provável que você quebre um dedo. De distâncias mais longas, use um punho comum.
Coisas Necessárias
Espelho
Parceiro de treinamento
Dica
Os parceiros de treinamento são muito úteis na prática dessas técnicas, uma vez que uma bolsa pesada é frequentemente impraticável para exercícios com pontos de pressão. Encontre alguém que tenha experiência em sparring em um ambiente de artes marciais que possa ajudá-lo a praticar os alvos e a técnica.
Advertências
Tenha muito cuidado sempre que localizar pontos de pressão em você ou no seu parceiro. Eles podem causar dor e lesões extremas. Tenha cuidado ao praticar ataques para não ferir um parceiro de treinamento ou a si mesmo.