As temperaturas frias causam diminuição do fluxo sanguíneo para as mãos devido à vasoconstrição, estreitamento das artérias causado por músculos nas paredes dos vasos sanguíneos. Este é um processo normal que temporariamente permite que o corpo envie mais sangue para órgãos essenciais, como o cérebro e o coração, para mantê-los aquecidos. Em alguns casos, o fluxo sanguíneo é reduzido em demasia ou por muito tempo, levando à dormência.
O sangue flui para a mão através de duas artérias principais, a artéria radial no lado do polegar do punho e a artéria ulnar na o lado do mindinho. Vasoconstrição causada por temperaturas frias reduz o fluxo sanguíneo através destas artérias para afastar o sangue das mãos para manter o calor dos órgãos vitais. Esta é uma resposta normal ao frio. Como o fornecimento de sangue e oxigênio para os dedos diminui, a dormência pode se desenvolver. A redução do fluxo sangüíneo normalmente faz com que os dedos pareçam pálidos ou azulados, uma característica chamada cianose.
Conforme as mãos se aquecem, o sangue entra de novo e faz com que fiquem vermelhas. Esta restauração do fluxo sangüíneo pode levar à dor ou à queima como a sensação retorna à mão.
Fenômeno de Raynaud O fenômeno de Raynaud primário é uma resposta anormal e exagerada a temperaturas baixas, caracterizadas por espasmos nas artérias que fornecem sangue a a mão. A causa dessa condição não é conhecida, embora se desenvolva tipicamente em mulheres durante a adolescência ou início da idade adulta.
A exposição a temperaturas frias ou estresse emocional desencadeia um ataque, geralmente durando vários minutos. Os dedos ficam dormentes e ficam brancos quando o fluxo sangüíneo diminui acentuadamente. Cianose ocorre logo após o oxigênio diminui nos dedos. O fluxo sangüíneo retorna aos dedos quando o ataque termina.
O fenômeno de Raynaud muitas vezes piora com o tempo. Os ataques ocorrem com mais freqüência e o fluxo sanguíneo é restrito por períodos mais longos. O tecido na ponta dos dedos pode morrer com ataques frequentes e prolongados. Em casos graves, amputações parciais podem ser necessárias. Fenômeno de Raynaud secundário pode ser um efeito colateral de outra doença que afeta os vasos sanguíneos, como artrite reumatóide ou lúpus.
Diagnóstico
O fenômeno de Raynaud é inicialmente identificado por mudanças de cor - tipicamente branco para azul para vermelho - na mão ou dedos com exposição ao frio. Os médicos então precisam determinar se é um problema isolado à mão - o fenômeno de Raynaud primário - ou parte de outra condição sistêmica - o fenômeno de Raynaud secundário.
A capilaroscopia periungueal é um teste usado para ajudar os pacientes primários e secundários. Fenômeno de Raynaud. Vasos sanguíneos minúsculos na base da unha são estudados sob uma lupa. Se estes vasos sanguíneos são normais, um diagnóstico do fenômeno de Raynaud primário é feito. Vasos sanguíneos anormais geralmente indicam que o distúrbio é secundário a outra condição. Tratamento O fenômeno do tratamento de Raynaud é baseado na gravidade dos sintomas. Os sintomas são evitados evitando a exposição a temperaturas baixas, usando luvas, mexendo os dedos e massageando as mãos para mantê-las aquecidas. Para pessoas com sintomas frequentes ou graves, podem ser prescritos medicamentos para dilatar os vasos sanguíneos. As opções incluem bloqueadores dos canais de cálcio, alfa-bloqueadores e vasodilatadores.
Os produtos químicos às vezes são injetados na mão para bloquear temporariamente os nervos que causam constrição dos vasos sanguíneos. Às vezes, a intervenção cirúrgica é necessária para tratar casos graves dessa condição. A simpatectomia - separação dos nervos dos vasos sanguíneos da mão - é realizada para reduzir a frequência dos ataques. Se o fluxo sanguíneo é obstruído, os procedimentos são realizados para remover o bloqueio e redirecionar o fluxo sanguíneo.
Aviso de
Dormência por exposição prolongada a temperaturas frias pode ocorrer brevemente em mãos saudáveis. No entanto, dormência também é um sintoma de congelamento - uma condição perigosa que pode causar danos permanentes às mãos. Outros sintomas de congelamento incluem a pele "cerosa" descolorida - amarela, pálida, azul, branca ou cinza - e fria ao toque.
Procure atendimento médico imediatamente se tiver sintomas que possam indicar congelamento. O tratamento precoce melhora sua chance de recuperação completa sem dano permanente ao tecido.