O ácido carbônico é produzido quando o dióxido de carbono é dissolvido em água. O ácido carbônico é um ácido fraco e é usado por todos os mamíferos para tamponar o sangue, pois é um intermediário na respiração. O ácido carbônico, encontrado em todas as bebidas carbonatadas, é responsável pelo seu gás. Também está presente em alimentos fermentados como subproduto da fermentação de bactérias. Em pequenas quantidades, o ácido carbônico não é considerado prejudicial às pessoas.
Ácido carbônico na natureza
O ácido carbônico é comumente encontrado na água dos oceanos, mares, lagos, rios e chuvas, porque se forma sempre que o dióxido de carbono, que é difundido na atmosfera, entra em contato com a água. Está presente mesmo no gelo glaciar, embora em menor quantidade. O ácido carbônico é um ácido muito fraco, embora possa contribuir para a erosão ao longo do tempo. O aumento do dióxido de carbono na atmosfera causou a formação de mais ácido carbônico nos oceanos e é parcialmente responsável pelo leve aumento da acidez nos oceanos nos últimos cem anos.
Ácido Carbônico em Alimentos
Ácido Carbônico está presente em alimentos fermentados como os resíduos produzidos por bactérias que se alimentam de alimentos em decomposição, explica Michelle McGuire em "Ciências da Nutrição". Bolhas de gás produzidas em alimentos são geralmente o dióxido de carbono do ácido carbônico e um sinal de que a comida está fermentando ou indo mal . Exemplos de alimentos fermentados comumente consumidos são molho de soja, sopa miso, chucrute, kimchi coreano, tempeh, kefir e iogurte. Os grãos e vegetais fermentados também contêm bactérias benéficas que podem conter microrganismos potencialmente patogênicos em seus intestinos e aumentar a produção de vitaminas B-12 e K.
Ácido Carbônico em Bebidas
O ácido carbônico também é conhecido como solução de dióxido de carbono e di-hidrogenocarbonato. O ácido carbônico se forma durante o processo de carbonatação da água, que produz a efervescência ou gasosa de refrigerantes e refrigerantes, conforme observado no "Dicionário de Ciência e Tecnologia de Alimentos". O ácido carbônico contribui para a alta acidez do refrigerante, mas o açúcar refinado conteúdo e ácido fosfórico são os principais responsáveis.
Efeitos de seus glóbulos vermelhos podem dissociar um átomo de hidrogênio do ácido carbônico e transformá-lo em bicarbonato, que se dissolve facilmente no plasma sanguíneo e atua como tampão do seu sangue, de acordo para “Bioquímica Médica: Metabolismo Humano em Saúde e Doença”. Em quantidades menores como essas, o ácido carbônico provavelmente é inofensivo. A erosão e a deterioração dos dentes causada pelo alto consumo de refrigerante estão relacionadas principalmente ao teor de açúcar e talvez ao ácido fosfórico.