Diferentes tipos de antibióticos tratam diferentes tipos de infecções bacterianas. Alguns antibióticos carregam avisos para não misturá-los com álcool, enquanto outros não. É improvável que beber pequenas quantidades de álcool seja prejudicial à maioria dos antibióticos, embora o álcool possa interferir na eficácia do antibiótico e agravar seus efeitos colaterais. Ao tomar medicação, é sensato evitar o álcool, de acordo com o NHS Choices. Em caso de dúvida, verifique com seu médico ou farmacêutico que é seguro beber álcool com o seu antibiótico em particular.
A eficácia dos antibióticos A maioria dos antibióticos ainda são eficazes se o álcool for consumido. Beber pesado afeta o fígado e pode atrapalhar a forma como alguns antibióticos, como a doxiciclina, são metabolizados. Nesse caso, doses mais altas de antibióticos podem ser necessárias, diz o site da Mayo Clinic. Álcool e antibióticos usam as mesmas enzimas metabólicas, então apenas uma bebida alcoólica pode ser suficiente para impedir que os antibióticos sejam metabolizados de forma eficaz, observa a Universidade Estadual do Oregon. Efeitos colaterais
O álcool é uma droga, e pode interagir com outras drogas, causando efeitos colaterais indesejados. Álcool e antibióticos juntos podem levar a cansaço, dores de estômago e tontura, afirma o site da Clínica Mayo. É improvável que pequenas quantidades de álcool promovam uma reação, mas o cotrimoxazol ocasionalmente pode causar rubor ou náusea na pele, e a eritromicina pode deixá-lo sonolento se misturado com álcool. Além disso, se você estiver tomando as linhas de antibióticos sólidos, você deve evitar bebidas alcoólicas contendo tiramina, que é encontrada na cerveja, lager, xerez e vinho, aconselha NHS Choices.
Reações Graves
Os antibióticos metronidazol e tinidazol trata condições como infecções dentárias, feridas por pressão, úlceras nas pernas e a bactéria Helicobacter pylori no intestino, e pode reagir mal ao álcool, diz o NHS Choices. Evite beber álcool se estiver tomando metronidazol ou tinidazol, pois mesmo uma pequena quantidade de álcool misturada com esses antibióticos pode causar batimentos cardíacos acelerados, vômitos e dores de cabeça. Evite beber anti-séptico bucal ou tomar remédios para resfriado, pois às vezes eles contêm álcool, diz o site da Mayo Clinic. O álcool funciona contra os antibióticos porque reduz a produção de glóbulos brancos que combatem as infecções, o que são necessários para ajudar você a ficar melhor, diz McKinley Health Center. Também diminui seus níveis de energia. O consumo de álcool pode atrasar o tempo que você leva para se recuperar de uma doença. É aconselhável abster-se de beber bebidas alcoólicas até que você esteja melhor, e colocar sua energia em ficar bem, de acordo com o site da Clínica Mayo.