Hives
Colmeias ou erupções cutâneas podem ocorrer em resposta a alérgenos como alimentos ou medicação (ver ref 1). Estes podem se manifestar como inchaços vermelhos, inchados e com coceira na pele (ver ref 1).
Espirrar
Comichão no nariz, que causa espirros, também pode ser um resultado da liberação de histamina em resposta a um alérgeno (ver ref 2).
Asma alérgica
Outro efeito da histamina é a asma alérgica, ou sintomas semelhantes à asma, na presença de um alérgeno (ver ref 1). Alérgenos inalados - como pólen, perigo de animais domésticos e poeira - causam a liberação do produto químico, causando obstrução das vias aéreas e inflamação (ver ref 1). É caracterizada por tosse ou chiado no peito, aperto no peito e falta de ar (ver ref 1). Asma alérgica é uma condição séria e deve ser tratada por um médico, imediatamente.
Anafilaxia
A anafilaxia é uma reação rara, mas séria e potencialmente fatal, a um alérgeno. A histamina liberada causa uma reação sistêmica ou total do corpo (ver ref 3). Qualquer tipo de alérgeno pode desencadear anafilaxia; no entanto, a comida é o gatilho mais comum (ver ref 3). Os sinais e sintomas desta reação alérgica grave podem incluir: sibilância; falta de ar; urticária, inchaço e rubor; inchaço da língua, garganta e nariz; tontura; "nausea and stomach cramping;", 3, [[e uma queda significativa na pressão arterial (ver ref 3). É de vital importância que você procure assistência médica, imediatamente, no hospital mais próximo, se achar que está tendo uma reação anafilática (ver ref 3).