Intensificadores de sabor e conservantes, bem como corantes de corantes alimentares Reações alérgicas a aditivos alimentares incluem urticária, diarréia e outros problemas gastrointestinais e problemas respiratórios, como asma. According to the Asthma &Allergy Foundation of America, existem oito aditivos que causam reações alérgicas, alguns mais comumente e outros raramente.
Glutamato monossódico
O glutamato monossódico, ou MSG, é adicionado aos alimentos como um realçador de sabor. Este ingrediente comum nos alimentos asiáticos pode resultar em reações alérgicas, como aperto no peito e asma, dor de cabeça e enxaqueca, diarréia, sudorese e uma sensação de queimação na nuca e na parte superior do tórax.> Inúmeros alimentos são tingidos com corante amarelo No. 5 (tartrazina 102 e amarelo 2G107) e amarelo No. 6 (amarelo pálido FCF 110). Os corantes amarelos contêm benzidina carcinogênica e outros produtos químicos que nossos corpos convertem em benzidina. Corante amarelo n º 5 pode ser encontrado em manteiga e margarina, refrigerantes, medicamentos, chocolate, doces e laranjas. Causa reações de hipersensibilidade semelhantes à alergia, especialmente em indivíduos sensíveis à aspirina, e hiperatividade em algumas crianças. Corante amarelo No. 6 foi relatado para causar tumores adrenais e renais, bem como reações de hipersensibilidade graves em algumas pessoas.
Sulfitos
Sulfitos são comumente usados na produção de alimentos processados e bebidas: vinho, frutos secos, sumo de uva branca, batatas congeladas, cerejas à base de maraschino, camarão fresco e certas compotas e geleias. Em 1986, a FDA proibiu o uso de sulfitos em frutas e vegetais frescos para manter sua cor e frescor. As reações alérgicas aos sulfitos geralmente incluem coceira, erupção cutânea e desconforto abdominal. Alguns medicamentos para asma contêm até sulfitos. No entanto, em 5 por cento das pessoas com asma, sulfitos podem causar sintomas anafiláticos, como aperto no peito, urticária, cólicas estomacais, diarréia e problemas respiratórios. Esta reação extrema pode estar relacionada com uma hipersensibilidade ao dióxido de enxofre inalado.
BHA e BHT
Hidroxitolueno butilado (BHT) e hidroxianisol butilado (BHA) são adicionados a muitos cereais matinais, pães e outros produtos de grãos para preservar sua cor, odor e sabor, evitando a degradação induzida pelo oxigênio dos grãos. As reações alérgicas ao BHT e BHA em indivíduos sensíveis incluem inchaço da pele, vermelhidão, urticária e prurido intenso.
Bromato de potássio
O bromato de potássio é usado na preparação de muitos produtos assados. Esse aditivo é conhecido por causar câncer em animais, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, parte da Organização Mundial de Saúde. Após o processo de cozimento, uma pequena quantidade de bromato de potássio cancerígeno permanece no pão. Bromate foi proibido em todos os lugares, exceto no Japão e nos Estados Unidos.
Outros aditivos
Outros aditivos que podem causar reações alérgicas são aspartame, nitratos e nitritos e benzoatos. Reações a esses aditivos são consideradas raras. Em alguns casos, como o aspartame, o adoçante sem calorias usado para adoçar inúmeros alimentos e bebidas, reações como urticária e pálpebras inchadas não foram verificadas. Nitratos e nitritos são usados para preservar e melhorar o sabor e a cor e prevenir o botulismo; estes aditivos podem causar dores de cabeça e urticária. Os benzoatos são conservantes adicionados a bolos, doces, margarina, cereais e molhos para salada; reações aos benzoatos são raras.